25 Junho - 2016

OAB-MA PARTICIPOU DO ATO PÚBLICO EM DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

O ato foi realizado na última sexta-feira no hall de entrada do fórum Astolfo Serra

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, na figura de seu presidente, Thiago Diaz, de membros da diretoria e da Comissão da Advocacia Trabalhista estiveram presentes no ato em prol da Justiça do Trabalho e contra os cortes orçamentários, promovido pelo TRT da 16ª Região (MA).

O ato que já aconteceu em outras capitais do Brasil, foi motivado pelo corte de 30% nas verbas de custeio e de 90% nos recursos destinados a investimentos alterando o orçamento de 2016 da Justiça Trabalhista e comprometendo todo o seu funcionamento ao longo deste ano.

Na última reunião do Conselho Federal da Ordem, o presidente Cláudio Lamachia, destacou a preocupação da OAB com os cortes orçamentários. “Este é um ato revestido de simbolismo, com grande importância para a cidadania. Um ato em defesa da Justiça do Trabalho, importantíssima para o desenvolvimento do país e para a igualdade social”.

“O presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, deu apoio ao ato da Justiça do Trabalho e é o mesmo que faremos aqui no Maranhão. Dá todo suporte necessário para a continuação dos trabalhos. Especialmente pela postura cooperativa e harmoniosa quem há entre a magistratura a Justiça do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Maranhão”, disse Thiago Diaz.

Ele destaca ainda o papel social da Justiça do Trabalho e de sua importância para sociedade. “Precisamos defender a Justiça do Trabalho desse corte orçamentário indiscriminado. Ela que é a Justiça mais social de todo o poder judiciário. É a justiça distributiva e que representa o interesse e a importância do trabalhador brasileiro e que cuida do desenvolvimento da sociedade brasileira”, asseverou Thiago Diaz.

Participaram ainda do evento a diretora-tesoureira da OAB-MA, Deborah Cartágenes, a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Seccional do Maranhão, Ana Karolina Nunes, os membros da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB-MA, Sandra Gonçalves Macedo e Marco Antônio Brito Castro.

Segundo o presidente do TRT da 16ª Região (MA), desembargador James Magno Araújo Farias, “Os cortes de 30% nas verbas de custeio e de 90% das verbas de investimento em todos os órgãos são de caráter punitivo e contribuem para a precariedade dos serviços na justiça trabalhista”.

A mobilização liderada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador James Magno Araújo Farias, teve apoio expressivo da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 16ª Região (Amatra XVI), Tribunal Regional do Eleitoral (TRE-MA), Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região (PRT-MA), Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Associação dos Magistrados do Maranhão, Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Maranhão, (OAB-MA), Procuradoria Geral do Estado, Sintrajufe, Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), Associação Maranhense dos Advogados Trabalhistas (AMAT), além de sindicatos de trabalhadores como Sintel e Sindsaúde-MA.