25 Abril - 2016

OAB/MA E CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LUÍS ORGANIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER SEGURANÇA

A audiência terá como tema “Aumento da Criminalidade em São Luís”

Questões como a violência urbana, assaltos a ônibus, violência na periferia, direitos humanos  e agressão ao meio ambiente estarão na pauta de debates da Audiência Pública que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, e a Câmara de Vereadores de São Luís, organizam para o dia 28 de abril, às 10h. O evento contará com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos e público em geral.

A audiência terá como tema “Aumento da Criminalidade em São Luís” e será realizada na própria Câmara de Vereadores. No mês de março, aconteceu uma reunião na sede da OAB/MA, com a presença do vereador Francisco Carvalho, da tesoureira da Ordem, Deborah Cartágenes, da secretária Geral Adjunta, Alice Salmito, do presidente da Comissão de Segurança e Cidadania, Bruno Santos Carvalho, e do vice-presidente da comissão, Manoel Henrique, para tratar sobre os aspectos técnicos da audiência.

“Vamos convocar várias autoridades para participar dessa audiência. Nos próximos dias, vamos enviar ofícios ao governador Flavio Dino, para o secretário de Segurança do Estado, à Prefeitura de São Luís, e à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), além de outros órgãos ligados à segurança pública”, informou o vereador.

Já o presidente da Comissão de Segurança e Cidadania, Bruno Santos, disse que além dessa convocação, também será trabalhada a mobilização de comunidades de bairros de São Luís, bem como da zona rural, para se fazerem presentes no dia da audiência como forma de levar suas reivindicações sobre segurança publica e o combate à violência urbana.

Segundo Bruno Santos, cada participante que irá compor a mesa dos debates terá 15 minutos para apresentar suas considerações a respeito do tema. “Em seguida, contaremos com a efetiva participação do público, com cinco abordagens e 15 questionamentos. O evento será iniciado um vídeo bastante didático acerca de conceitos e alguns números sobre a questão da violência e da segurança”, relata o presidente da comissão.