02 Outubro - 2015

OAB/MA adere ao Outubro Rosa

Adesão é mais uma iniciativa da seccional pela valorização da mulher, a exemplo das ações da Comissão do Direito da Mulher e da Advogada, e do movimento Mais Mulheres na OAB

A OAB/MA iniciou o mês de outubro aderindo a uma das campanhas mais populares internacionalmente e voltada à conscientização pela saúde da mulher, o Outubro Rosa. O nome do movimento remete à cor do laço rosa ─ símbolo mundial da luta contra o câncer de mama ─ e visa estimular a participação da população em geral, empresas e entidades.

Nesse intuito, o prédio da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, que é adepta da iniciativa pela segunda vez, recebeu iluminação especial nas mesmas cores da campanha. A adesão também marca a consolidação das políticas da OAB/MA pela valorização da mulher, a exemplo das ações desenvolvidas pela Comissão do Direito da Mulher e da Advogada, e do movimento Mais Mulheres na OAB.

Histórico

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia durante o mês de outubro, que, posteriormente, tornou-se oficialmente o mês nacional (americano) de prevenção à doença.

Em 1990 foi que o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York anualmente. A partir daí, o movimento ganhou adeptos por vários países, onde prédios e monumentos se iluminam com essa mesma cor. Além da importância da prevenção, entre os temas principais do movimento está o diagnóstico precoce da doença.

(Fonte: outubrorosa.org.br)