03 Outubro - 2016

OAB MA APOIA A CAMPANHA OUTUBRO ROSA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

A partir desta segunda-feira (03/10) a OAB-Maranhão, por meio das Comissões da Mulher e da Advogada de suas Subseções e da Seccional, dará início a programação do “Outubro Rosa”. Em São Luís, o pontapé inicial da campanha será dado a partir de hoje, às 17 horas, com uma roda de conversa sobre saúde e prevenção do câncer com os médicos Klauber Araújo e Ana Lívia Serejo, com a participação de advogadas, funcionárias da OAB e da Caixa de Assistência aos Advogados (CAAMA), na sala da Escola Superior da Advocacia. Na ocasião, também será servido um delicioso chá das cinco.

No período da noite, às 19h do mesmo dia, também haverá no mesmo local uma roda de conversa sobre alimentação com antioxidantes para a prevenção do câncer com a nutricionista Aída Cavalcanti Dantas.

O objetivo desses ciclos de conversa é disseminar ao público informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama para que estes possam atuar como multiplicadores dessas informações contribuindo para uma maior conscientização da sociedade para este grave problema de saúde pública. Segundo dados do Ministério da Saúde o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma (câncer de pele mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

A programação do “Outubro Rosa”, na OAB- Seccional Maranhão, seguirá com o oferecimento de consultas médicas de ginecologia para advogadas. Elas serão realizadas nos consultórios da CAAMA que ficam localizados no prédio da OAB, a Rua Dr. Pedro Manoel de Oliveira, N. 01, bairro Calhau. Para saber as datas e horários de realização dessas consultas ginecológicas as interessadas deverão entrar em contato com a CAAMA pelo Fone: (98) 3131 6700 (novo).

Na subseção de Caxias, a Comissão da Mulher e da Advogada da OAB estará realizando uma série de ações de orientação sobre a prevenção do câncer, além de deflagrar uma campanha de arrecadação de lenços de tecido para serem utilizados como enfeites na cabeça, já que o tratamento da doença tem como consequência a queda dos cabelos.

A Campanha “Outubro Rosa” é um movimento mundial que tem por objetivos conscientizar a população sobre o câncer de mama e estimular a prevenção e detecção precoce da doença. No Maranhão, a campanha é coordenada pela Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, e conta com a adesão de diversas instituições e empresas.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. (Fonte: INCA).

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.