24 Abril - 2014

Novos advogados firmam compromisso em São Luís

Em Imperatriz, solenidade acontece nesta sexta-feira na sede da Subseção

Em solenidade realizada na Fábrica de Recepções 212 novos advogados firmaram compromisso nesta quarta-feira, 23. A cerimônia foi coordenada pelo presidente da Seccional Maranhense, Mário de Andrade Macieira. Para saudar os recém ingressos na advocacia maranhense, a OAB/MA organizou uma extensa programação iniciada terça-feira com o projeto “Conheça a OAB” e que se encerra na próxima terça-feira, 29 com o curso de Iniciação à Advocacia no auditório da entidade.

A solenidade teve início com a entrada dos novos advogados no salão de eventos da Fábrica. Eles foram conduzidos pelo presidente da Comissão de Jovens Advogados, Bruno Leal. Na sequência, a compromissanda Márcia Thais Soares Serra Pereira fez a leitura do compromisso profissional sendo acompanhada pelos demais compromissandos.

Na sequência, Sidrack Santos Feitosa, falou em nome dos seus colegas advogados compromissados. Em seu discurso, ele iniciou o seu discurso lembrando os problemas no sistema prisional maranhense e em seguida destacou a importância do advogado para a construção de uma sociedade mais justa. “A advocacia, como sabemos conforme o seu prefeito constitucional, é indispensável à administração da justiça”, destacou.

Ao fazer uso da palavra, o presidente Mário Macieira pediu uma saudação especial aos novos advogados, que foi prontamente atendimento. Durante seu discurso, falou da importância do exercer a profissão com ética, da necessidade da defesa permanente da prerrogativa do advogado e ressaltou o papel histórico e fundamental da OAB pela conquista da democracia e da liberdade. “Que vocês, novos advogados, possam exercer  a bela e árdua profissão de advogado com ética e zelo sempre atentos às nossas prerrogativas, que são garantia fundamental para defenderem os seus constituintes com independência”,  afirmou.

A nova advogada Simone Rodrigues de Sousa não conseguiu esconder a emoção. “É a realização de um sonho e esse momento é o ápice”, disse ao lado da mãe, Luzia Rodrigues de Sousa, feliz com mais uma etapa ultrapassada pela filha. “Acompanhei cada momento e digo que cada um tem sua hora como foi a aprovação no vestibular, a graduação, a formatura e agora essa solenidade de compromisso”, enumerou Luzia de Sousa.

Outro que não escondia a emoção era o recém ingresso na OAB/MA, Muriah Alves Santos. “Esse momento é o ponta pé inicial na carreira de advogado. É, sem duvida, o momento mais esperado depois da árdua batalha para vencer a prova da Ordem”, disse.

Compuseram a mesa da solenidade o presidente da OAB/MA, Mário de Andrade Macieira, o secretário geral da OAB/MA, Carlos Augusto Macedo Couto, o secretário geral adjunto da OAB/MA, Ulisses César Martins de Sousa, o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA, Erivelton Lago, a conselheira seccional e presidente da Comissão de Exame de Ordem e Estágio, Ananda Teresa Farias de Sousa, a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Rosimeire Freitas Barros, no ato representando o presidente da CAA/MA, Gerson Silva Nascimento, o presidente da Comissão de Jovens Advogados, Bruno Carvalho Pires Leal, o coordenador geral do Curso de Direito da Facam, o professor Alexsander Rodrigues Ferreira e o representante da UNDB, o professor Daniel Rodrigues.

Ao final da solenidade, os novos advogados receberam um CD com o Código de Ética do Advogado e modelos de petição, além de outros documentos de interesse dos profissionais.

Solenidade de Compromisso da Subseção de Imperatriz acontece nesta sexta, 25

O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, acompanhado pelo diretor tesoureiro, Marco Antonio Coelho Lara, e o secretário geral adjunto, Ulisses César Martins, estará nesta sexta-feira, 25, na cidade de Imperatriz-MA onde presidirá, a partir das 17h, a Solenidade de Compromisso de 75 novos advogados inscritos na Subseção de Imperatriz, que tem como dirigente o advogado Malaquias Neves.

A solenidade acontecerá no auditório da nova sede da Subseção de Imperatriz. E é importante a presença dos compromissandos da Região Tocantina com uma hora de antecedência, para não haver atrasos na cerimônia.

A exemplo do que aconteceu na Seccional Maranhense, a Subseção de Imperatriz também organizou uma programação especial para marcar o ingresso dos novos advogados no quadro de inscritos da unidade da OAB naquele município. Na quinta-feira (24), os compromissandos participaram de uma palestra sobre os deveres que terão com a nova profissão.

A presença da diretoria da OAB/MA no evento representa a participação cada vez maior da Seccional do Maranhão nas ações do interior do Estado, fortalecendo a entidade e promovendo maior integração e congraçamento entre os profissionais da advocacia no estado.

foto: Handson Chagas