20 Setembro - 2016

NOTA DE REPÚDIO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, repudia os atos daqueles que deveriam zelar e respeitar a lei e a garantia do direito à dignidade humana.

Por essa razão, vem a público manifestar seu repúdio ao abuso perpetrado pelo delegado de polícia, Luís Jorge, que negou acesso do advogado Ray Shandy Campelo Lopes (OAB-15266-A) a seu cliente, preso desde a tarde de ontem sem ordem judicial e sem flagrante.

Já na sede da superintendência da polícia civil da capital o delegado mais uma vez abusou de sua autoridade, ao chamar o advogado de "advogado de merda", que quem mandava ali era ele, e não advogado, partindo pra cima do advogado na presença de 02 (dois) membros da comissão de defesa das prerrogativas, Dra. Ana Carolina Paiva e Dr. Carlos Helder Mendes.

Tal afronta se deu após o advogado argumentar a ilegalidade da prisão e o abuso de se apreender o celular do cidadão.

Trata-se de um caso de abuso de autoridade e vai de encontro às prerrogativas do advogado.  A Ordem informa que irá tomar todas as providências cabíveis no caso, além do pedido para que se preservem as imagens de segurança da Seic, e demais medidas contra o delegado, já que boa parte da violação ocorreu na presença do delegado superintendente, Delegado Bardal.

A OAB-MA reafirma seu compromisso com todos os profissionais em advocacia e com a sociedade maranhense e com o Estado Democrático de Direito.