22 Outubro - 2016

Diretoria da OAB-MA inicia gestão itinerante pelas 15 subseções do Estado

Entre os objetivos está a aproximar ainda mais à Ordem dos advogados que militam no interior do Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, iniciou ontem (21), a gestão itinerante pelas suas 15 subseções no estado. O projeto, inédito e pioneiro, começou pela cidade de Timon, onde a comitiva administrativa permanecerá na cidade até hoje (22) e tomará decisões na sede da subseção. Integram a comitiva da itinerância da OAB-MA toda a diretoria da Ordem: a secretária geral adjunta, Alice Salmito; a diretora-tesoureira, Deborah Porto Cartágenes; o vice-presidente da OAB-MA e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Pedro Augusto Souza de Alencar e o presidente Thiago Diaz.

Melhorias Sala do Advogado em Timon

A equipe itinerante entregou equipamentos para a sala dos Advogados da Justiça do Trabalho. A estrutura  vai proporcionar maior comodidade para o profissional enquanto aguarda as audiências, além de disponibilizar alguns serviços para o advogado. Para o presidente da subseção de Timon, Francisco de Assis Filho, “as melhorias facilitam a rotina dos advogados que passam a ter um suporte no exercício da profissão”, disse.

A ação integra o projeto de melhorias e inaugurações das Salas dos Advogados nos Fóruns do Maranhão. Em São Luís, na última semana foi inaugurada a sala do Advogado Dr Brito de Sousa em São José de Ribamar. Cerca de 40 salas deverão ser instaladas pela OAB-MA e Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) nos próximos anos em todo Estado Maranhense.

O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, anunciou que a meta é apresentar um modelo de Salas da OAB-MA e instalar nos Fóruns do Estado, tamanha a importância dessas estruturas para facilitar o dia a dia do advogado. Aproveitou para informar que a recém-criada subseção de Timon, com dez meses de funcionamento, terá a partir de 2017, um funcionário para ajudar nas demandas da classe na cidade.

Após visitas ao judiciário maranhense, instalação de melhorias para a Sala dos Advogados, a comitiva itinerante da OAB-MA participou de curso  sobre o novo Código de Processo Civil. A atividade foi uma organização da subseção de Timon e contou com a presença da diretoria da Seccional Maranhense e do presidente da OAB-PI, Chico Lucas.

Itinerância

Em 300 dias de gestão, a diretoria da OAB-MA iniciou a sua quarta itinerância pelo interior maranhense. Na primeira, o objetivo foi empossar os presidentes das 15 subseções da Ordem. Na segunda, a Comissão de Defesa das Prerrogativas percorreu alguns municípios ministrando palestras sobre a Defesa das Prerrogativas do Advogado e instalou duas Delegacias Regionais de Defesa das Prerrogativas, uma na subseção de Codó e a outra em Caxias.

A terceira itinerância da OAB-MA integrou o projeto de Combate ao Caixa 02, por conta da realização das eleições municipais, e teve por objetivo lançar os comitês de combate à corrupção eleitoral. A Comissão de Direito Eleitoral ministrou palestras sobre as alterações na Legislação Eleitoral aprimorando o conhecimento dos profissionais em advocacia.