26 Abril - 2017

COMPROMISSO DE NOVOS ADVOGADOS É REALIZADO PELA PRIMEIRA VEZ EM BALSAS

Atividade integrou a programação da itinerância da OAB-MA na Subseção

Reuniões, visita ao Fórum de Balsas e solenidade de Compromisso dos novos advogados, realizada pela primeira vez na Subseção, marcaram a passagem da itinerância da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por Balsas.

Entre os objetivos principais da gestão itinerante da OAB-MA está o de aproximar o advogado que atua no interior do Estado da Seccional, instalada na capital São Luís, buscar melhorias para o dia a dia desse profissional, além da oferta de cursos de qualificação. Para o presidente Thiago Diaz, “a advocacia maranhense se fortalece com a atuação, pois, o profissional sente-se acolhido pela Ordem que institucionalmente tem maior força para implementar as melhorias e enfrentar os desafios”, disse.

Para a presidente da Subseção de Balsas, Rosane Ibiapino, foi um momento histórico. “Pela primeira vez, conseguimos fazer essa solenidade de compromisso e foi com muita alegria que recebemos o presidente Dr. Thiago Diaz aqui em Balsas. Sabemos que foi difícil, devido a distância, e percebemos aqui, com  o diálogo  feito ao longo das atividades, um presidente que é preocupado com todas as subseções da OAB e acreditamos que as demandas da subseção de Balsas serão atendidas.

Solenidade de Compromisso

Pela primeira vez na Subseção de Balsas foi realizada a solenidade de Compromisso dos Novos Advogados. Cerca de 80 profissionais prestaram o juramento e, a partir de agora, estão aptos a exercerem a profissão. Na oportunidade, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, saudou os novos advogados destacando o valor do exame da Ordem para o advogado e para a sociedade brasileira. “O exame é a defesa da sociedade e a defesa dos advogados. Ele garante à sociedade civil brasileira o mínimo de capacidade técnica daqueles que irão trabalhar com direitos tão elementares como o direito à liberdade, ao patrimônio, a família e as relações afetivas”, afirmou Thiago Diaz.

Balsas foi a segunda Subseção, nesta atual gestão, a receber pela primeira vez a solenidade de compromisso. Em março, foi a vez de Caxias receber, também por meio da itinerância da OAB, a atividade.

Itinerância

A diretoria da OAB-MA iniciou a sua quinta itinerância pelo interior maranhense. Na primeira, o objetivo foi empossar os presidentes das 15 subseções da Ordem. Na segunda, a Comissão de Defesa das Prerrogativas percorreu alguns municípios ministrando palestras sobre a Defesa das Prerrogativas do Advogado e instalou duas Delegacias Regionais de Defesa das Prerrogativas, uma na subseção de Codó e a outra em Caxias.

A terceira itinerância da OAB-MA integrou o projeto de Combate ao Caixa 02, por conta da realização das eleições municipais, e teve por objetivo lançar os comitês de combate à corrupção eleitoral. A Comissão de Direito Eleitoral ministrou palestras sobre as alterações na Legislação Eleitoral aprimorando o conhecimento dos profissionais em advocacia. A quarta itinerância foi marcada pelo deslocamento da gestão da Seccional Maranhense para as Subseções. A atividade iniciou em 2016 em Timon, Imperatriz e Açailândia e segue este ano para as outras Subseções da OAB-MA.