22 Julho - 2016

COMITÊ DE COMBATE AO CAIXA 2 É IMPLANTADO EM AÇAILÂNDIA PELA OAB-MA

Depois de Imperatriz e Açailândia a itinerância da OAB-MA segue agora para Balsas, Presidente Dutra, Barra do Corda e São João dos Patos

Nesta semana a equipe da Itinerância Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), esteve na região Tocantina onde implantou os comitês de Combate ao Caixa 2 nos municípios de Imperatriz e Açailândia. Com a implantação em Açailândia, a OAB-MA fecha o segundo ciclo de sua itinerância e parte para outras regiões do Estado.

“Trata-se de um movimento nacional, e que agora está sendo implantando aqui. O objetivo principal é fazer com que cada cidadão e a sociedade civil em geral também participem do pleito eleitoral, denunciando os desmandos e os valores exorbitantes que são utilizados nas campanhas eleitorais”, salientou Stela Anicácio, Presidente da Subseção da OAB-MA, Açailândia.

A itinerância eleitoral integra a campanha de combate ao Caixa 02, fruto de uma parceria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Além da instalação do Comitê de Combate ao Caixa 02, em cada subseção também é realizado o Seminário sobre Direito Eleitoral organizado pela OAB-MA, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA).

O Caixa 2 vem para dar efetividade ao que determina a lei 13.165/2015 que combate a corrupção, justamente evitando que sejam transgredidos os limites impostos, em matéria de doações de pessoas físicas e jurídicas, durante as campanhas políticas. “Nossas campanhas deixaram de ser astronômicas, hoje, o candidato que exceder os limites, terá sua candidatura caçada”, afirmou Dr. Adaiton Lima, Secretário Geral da OAB-MA.

Na semana que vem a comitiva da Itinerância Eleitoral estará entre os dias 26 e 27 nos municípios de Balsas, Presidente Dutra, Barra do Corda e São João dos Patos.