13 Fevereiro - 2016

Comissão da OAB/MA acompanha os trabalhos das equipes de busca

Outras partes pequenas do avião foram localizadas

A comissão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, acompanhou, na manhã do sábado, os trabalhos de busca pelos profissionais José do Vale Filho e Júlio César de Moraes, desaparecidos desde o último dia 09 de fevereiro. Em reunião com a equipe, responsável pelas atividades, constatou que equipamentos modernos e de última geração estão sendo utilizados para rastrear partes do ultraleve, que desapareceu entre Arari e São Luís.

Outras partes menores da aeronave foram localizadas de ontem para hoje. De acordo com o advogado e Conselheiro Estadual, Marinel Dutra de Matos, que integra a comissão da OAB/MA, e aluno também do curso de piloto, “percebe-se o esforço da equipe multidisciplinar que reúne militares da Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, GTA, Capitania dos Portos, pescadores contratados para realizarem buscas, pessoal de terra com o do Jipe Clube que estão vistoriando o Campo de Perizes, todos focados em encontrar os colegas”. Ele afirmou que a Comissão, composta por ele e pelos advogados Gustavo Mamede Lopes de Souza, Walney de Abreu Oliveira e Francisco Moura dos Santos ficou satisfeita com o empenho e os trabalhos desenvolvidos.

Os equipamentos utilizados nas buscas e as equipes estão direcionadas para mapear terra e mar. No ar, duas aeronaves; o avião Amazonas com 12 observadores e o helicóptero com oito pessoas, além dos radares rastreiam possíveis partes do ultraleve. “São cerca de 400 profissionais nas suas mais diversas especializações em busca de pistas que levem ao encontro dos colegas desaparecidos”, enfatizou Gustavo Mamede.

Experiência

De acordo com o advogado Marinel Dutra de Matos, outro detalhe importante é que todos trabalham com a esperança de encontrarem os advogados desaparecidos com vida. “São pessoas e pilotos experientes, isso no enche de esperança e força para acompanhar os trabalhos”.  As atividades da Comissão da OAB/MA continuam na parte da tarde com a visita às famílias dos advogados desaparecidos.

Comissão Nomeada da OAB/MA

A presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, nomeou quatro advogados para acompanhar de perto os trabalhos de busca dos advogados desaparecidos José do Vale Filho e Júlio César de Moraes. Na sexta-feira, Pedro de Alencar visitou o ex Conselheiro Federal e ex-presidente da OAB/MA, Raimundo Marques, que é sogro do advogado José do Vale Filho, e também conversou por telefone com a esposa do advogado Júlio César Moraes. “A OAB/MA acompanha todas as atividades para encontrar os advogados desaparecidos, nomeamos uma comissão específica para acompanhar ainda mais de perto os trabalhos de busca”, enfatizou.

Novas partes encontradas: Homens do Corpo de Bombeiros, do GTA e da Aeronáutica retomaram dia 12, no início da tarde, as buscas pelo ultraleve que desapareceu na terça-feira (9) com os advogados José do Vale e Júlio César de Moraes depois de decolar de Arari, rumo a São Luís.As buscas iniciaram-se em Anajatuba, mas nada foi encontrado. No retorno a São Luís, num bote, uma das equipes acabou localizando mais uma parte dos destroços, também próximo ao Estreito dos Mosquitos.Na quarta-feira (10) já havia sido encontrada uma parte do estabilizador traseiro, entre o Estreito dos Mosquitos e a Estiva. Dia 11, mais destroço foram localizados trata-se do bico da aeronave, com o trem de pouso dianteiro