17 Fevereiro - 2017

CARAVANA NACIONAL DE DEFESA DAS PRERROGATIVAS REÚNE COM ADVOGADOS DE CAXIAS E BACABAL

Durante audiência pública várias dificuldades foram listadas pelos profissionais entre elas, o desrespeito às prerrogativas do advogado

Na última quarta-feira (15), a Caravana das Prerrogativas do Conselho Federal das Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) realizou audiência pública nas Subseções de Caxias e Bacabal com o objetivo de ouvir os advogados que atuam nestes municípios e levar esclarecimentos sobre a defesa das prerrogativas dos profissionais em advocacia.

“Recebemos relatos e denúncias que só reforçam o nosso interesse em esclarecer ainda mais aos nossos profissionais, quão importante são suas prerrogativas, que nada mais são, do que a defesa da própria sociedade”, afirmou o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz.

Em Caxias, as atividades aconteceram no auditório da Subseção que contou com a presença de um grande público de advogados. O vice-presidente da Comissão, Cássio Lisandro Telles, falou sobre a importância do trabalho da Caravana Nacional das Prerrogativas. O Maranhão é o 10º estado a ser visitado pela Caravana que integra o projeto da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas do CFOAB.

Em Bacabal, as atividades da Caravana das Prerrogativas foram realizadas pela tarde no auditório do Hotel Ibis. A advocacia bacabalense se fez presentes e relatou diversos casos de desrespeitos às prerrogativas dos advogados na Subseção. Mereceu destaque na audiência, o relato feito pelo jovem advogado Guilherme Costa, que atua município de São Mateus, denunciando várias violações de prerrogativas da classe no interior do Estado. “Vivemos uma situação extrema na Comarca de São Mateus. Precisamos do apoio da OAB junto ao Tribunal de Justiça para acharmos uma solução para os problemas de demora de julgamento dos processos, falta de juízes e grande número de processos”, disse a presidente da Subseção de Bacabal, Marlúcia Viana.

Vale ressaltar que o Conselho Seccional da OAB-MA aprovou recentemente a criação da Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas. O objetivo principal é a defesa da dignidade e valorização das prerrogativas dos advogados que atuam no Maranhão. A exemplo do que acontece com a Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-MA, bastante atuante na atual gestão por meio das ações de itinerância por todo o Estado, as ações da Procuradoria estarão voltadas no sentido de sempre buscar o respeito às prerrogativas e a observância dos direitos dos advogados.

Integraram a comitiva, além do presidente da Seccional Maranhense da Ordem, Thiago Diaz, o vice-presidente da Comissão, Cássio Lisandro Telles; o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles Dias; integrantes da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e vice-presidente da OAB-PE, Leonardo Accioly, Diego Almeida (OAB-PI), Nathania Costa e a vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PI. Do Conselho Seccional da OAB-MA participaram os conselheiros; Hélio Maia, Gustavo Mamede, Flávio Cardoso, Yuri Correa, os delegados das Comissões de Defesa das Prerrogativas de Caxias, Adenilson de Souza, e de Timon, Ernivaldo Azevedo. Todos recepcionados pelo presidente da Subseção de Caxias, Agostinho Ribeiro Neto e pela presidente da Subseção de Bacabal, Marlúcia Viana.