28 Agosto - 2014

Auditório da OAB/MA lota para debater direito e saúde do Idoso

Encontro realizado nesta quinta-feira, 28, reuniu advogados, nutricionistas, além de acadêmicos de áreas afins

Advogados, nutricionista, além de acadêmicos de diversas áreas do conhecimento lotaram o auditório da OAB/MA, no Bairro do Calhau, para prestigiar o I Encontro Maranhense de Direito e Saúde do Idoso, promovido na manhã desta quinta-feira, 28, pela Seccional Maranhense por meio da sua Comissão de Defesa do Direito do Idoso da OAB/MA e em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA/MA) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAA/MA).

Ao fazer a abertura do evento, o presidente da Comissão de Direitos do Idoso, Benedito Pioski, destacou a condição do idoso na sociedade. “Precisamos estar preparados para lidar com o fato que a população idosa tende a crescer e que as instituições sociais ainda não estão devidamente preparadas para esse fator. Por isso a razão de promover um encontro voltado para as pessoas da terceira idade”, ressaltou.

O primeiro palestrante do Encontro foi o titular da Promotoria de Defesa do Idoso e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa da Presidência da República (CNDI), Paulo Roberto Barbosa Ramos, que abordou o tema “O Idoso do Século XXI”. “Quero, em primeiro lugar, parabenizar a OAB/MA pela iniciativa de um evento dessa natureza. Ele é importante em razão de o Brasil passar por um acelerado processo de envelhecimento que, por sua vez, tem causas e conseqüências”, destacou.

Na opinião do promotor de justiça, o idoso é um novo sujeito de direito. “Isso porque, no passado, era como se ele não existisse. Quando a pessoa completava 40 anos, nas décadas anteriores, ela já estava se preparando para a aposentadoria. Hoje a percepção da pessoa idosa é totalmente diferente”, disse.

Para ele, é preciso assegurar ao ser humano, independente de idade, os seus direitos essenciais que assegurem dignidade, respeito e integridade física e moral. “Por isso precisamos criar as condições viáveis para as pessoas envelhecerem e isso será criado por meio da informação”, defendeu.

O evento teve ainda as palestras “Vitaminas e Minerais para Saúde do Idoso: Quem São e Onde Encontrar?”com a nutricionista e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Rosangela Maria Lopes de Sousa; "Como elaborar uma alimentação saudável", com a também nutricionista Eliziane Gomes da Costa Moura; e “Atualidades sobre Alimentos Funcionais”, com a mestra em Saúde Materna Infantil, Joelma Ximenes Prado.

A estudante de Direito, Thalita Oliveira, 2º período no curso da Estácio de Sá, ressaltou os currículos dos palestrantes. “São profissionais conhecidos em suas áreas de atuação, com grande experiência acadêmica que, com certeza, agregar valor e conhecimento a quem participa de eventos como este”, afirmou.

Estiveram presentes ao evento, os conselheiros seccionais da OAB/MA, Geomilson Alves; e Lígia Paula César de Oliveira Santana; o presidente da CAA/MA, Gerson Nascimento, e o tesoureiro da entidade, Valter de Jesus Prazeres, além dos membros efetivos da Comissão de Direitos do Idoso.

Fotos: Handson Chagas