20 Abril - 2017

85 ANOS DA OAB-MA É CELEBRADO EM SOLENIDADE ESPECIAL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Em uma solenidade especial realizada na manhã da última quarta-feira, 19, no plenário Nagib Haickel, a Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB/MA), pela passagem dos seus 85 anos de plena atividade no Estado. A homenagem foi proposta pelo deputado Eduardo Braide e aprovada por unanimidade.

A sessão, que foi presidida pelo deputado Edilázio Júnior (PV), contou com as presenças do presidente da Seccional Thiago Diaz e do vice, Pedro Augusto Alencar; dos ex-presidentes da OAB-MA, Carlos Nina, José Carlos Souza e Silva e José Antônio Almeida; do secretário de Estado Rodrigo Lago; do defensor público geral do Estado, Werther de Moraes; os deputados Max Barros (PRP), Fábio Braga (SD), Wellington do Curso (PP), Stênio Rezende (DEM), Roberto Costa (PMDB), Vinícius Louro (PR), Rigo Teles (PV), além do vereador Lisboa e inúmeros advogados.

Em seu discurso, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, destacou o papel da OAB ao longo de sua história.  “Ao longo desses 85 anos de atividade, como sua própria história demonstra, a OAB/MA não mediu esforços na defesa das questões mais importantes para as quais foi acionada, sobretudo, nas causas inerentes à defesa dos advogados e da sociedade o que a tem credenciado como a mais atuante e respeitada entidade da sociedade civil. Tudo isso, por conta do abnegado trabalho de advogados como estes, a quem hoje prestamos esta justa e singela homenagem”, disse o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Em nome da Assembleia Legislativa, Eduardo Braide, em seu pronunciamento feito da Tribuna da Casa, falou da sua alegria em participar daquele momento, principalmente pelo fato de também ser advogado e saber do trabalho que entidade vem prestando à sociedade maranhense. Ao fazer uma retrospectiva da atuação da Ordem no país, ele citou a participação da luta contra a Ditadura, pelas Diretas Já e, no Maranhão, participou do desfecho da greve dos policiais militares, da greve dos indígenas e, recentemente, apoiou os professores no que diz respeito à votação da Medida Provisória 230/2017.

“Falo não como deputado que estou, mas como Advogado que sou. É uma felicidade muito grande participar desse momento; a OAB que sempre esteve nas principais lutas não só no Maranhão, mas no Brasil. Então nada mais do que justo, que a Assembleia Legislativa, que é a Casa do povo, render homenagem a essa instituição tão importante para o nosso estado democrático de direito, que é a OAB”, disse o deputado Edilázio Júnior que também destacou a independência da Ordem dos Advogados, como de fato deve ser, tal como muito bem representa a atual gestão.

No último dia 04 de abril, o Conselho Seccional da OAB-MA e convidados reuniram-se em noite memorável, marcada principalmente pela emoção. Os dez profissionais com inscrições mais antigas na Seccional Maranhense foram agraciados com uma placa comemorativa em alusão aos serviços prestados à sociedade ao defenderem as garantias e os direitos fundamentais de todos os cidadãos do Estado.

Realizada no Hotel Luzeiros, a celebração foi organizada para um público de mais de 600 pessoas que lotaram seus auditórios, ocasião em que assistiram à exibição de um vídeo institucional que fez um resgate histórico da OAB/MA, com destaque às imagens de fotos antigas que reavivaram, no público presente, momentos épicos, históricos e atuais, desta que hoje se evidencia a cada dia, cada vez mais, como a Casa de Todos.