27 Maio - 2016

1ª Reunião do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-MA resulta em Carta de Upaon-Açu

Ao longo de todo o dia, presidentes de Conselhos debateram vários assuntos que levou à elaboração da Carta.

A primeira reunião do Colégio de Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, teve como foco principal a defesa do fortalecimento da classe, a melhor interação e comunicação entre as subseções da OAB; padronização das salas da Ordem nos fóruns das comarcas; questões orçamentárias; meios de cobrança de inadimplentes; aviltamento da profissão, medidas contra a redução do expediente do judiciário entre outras pautas.

Em relação às salas da Ordem dos Advogados do Brasil nas Comarcas, ficou definida uma padronização de móveis e equipamentos de acordo com as prioridades indicadas pelos Presidentes das respectivas Subseções. No tocante às despesas, as Subseções deverão buscar formas de reduzir despesas e gerar receitas, inclusive oferecendo e gerenciando os serviços de cópias xerográficas.

No que se refere aos advogados inadimplentes, ficou acertado que será encaminhado Ofício ao Tribunal de Justiça e ao Tribunal Regional do Trabalho, solicitando uma forma de bloqueio do acesso ao PJe dos mesmos e fortalecer a cooperação da Seccional com as Subseções para a cobrança dos inadimplentes, ficando acertado o envio mensal com a relação dos devedores, e premiar as Subseções que reduzirem os seus índices.

Ao final da reunião foi elaborada a Carta de Upaon-Açu que traz todas as decisões e diretrizes tomadas durante a reunião e que norteará os próximos passos das subseções até à realização de um próximo encontro.