Sobre

O objetivo da Escola Superior de Advocacia "ADVOGADO JOSÉ VERA-CRUZ SANTANA" é oferecer aos advogados e advogadas e às diferentes classes profissionais a estrutura científica de uma instituição pedagógica para o estudo do Direito e constituir um fórum de permanente discussão, através de uma reflexão crítica de problemas, em busca de soluções adequadas, especialmente de natureza jurídica.

A Escola Superior de Advocacia "ADVOGADO JOSÉ VERA-CRUZ SANTANA" é, também, um poderoso veículo de extensão da atuação cultural, política e social da OAB-MA. Mais do que isso: é um instrumento para concitar os profissionais a refletirem que a formação acadêmica não é o último passo de um curso superior, senão uma via de constante aperfeiçoamento, de modo a possibilitar a permanente reciclagem nos diversos ramos do conhecimento jurídico.

Quem foi José Vera-Cruz Santana

José Vera-Cruz Santana

Natural de Coelho Neto, do Maranhão, iniciou seus estudos na cidade de União, no Estado do Piauí. Cursou o ginasial no Liceu Piauiense, transferindo-se para São Luís em 1943, para cursar a Faculdade de Direito.

Foi Redator e Chefe do Serviço de Debates da Assembléia Legislativa; graduou-se em Direito (1949) na Faculdade de Direito sendo orador da "Turma Rui Barbosa"; Professor de Legislação do Trabalho, da Escola de Administração Pública da Federação das Escolas Superiores do Maranhão; advogado de sindicatos; Conselheiro da Secional da OAB-MA, por vários mandatos, de onde também foi vice-presidente; membro do TRE do Maranhão, por três biênios; membro do Conselho Diretor da UFMA; membro da Academia Maranhense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Maranhão.

Condecorado pela Universidade Federal do Maranhão, Governo do Estado do Maranhão e Tribunal de Justiça do Maranhão; redator do Jornal "O Imparcial"; Chefe do Jurídico Estadual da Caixa Econômica Federal de 1951 a 1982, quando aposentou-se, vindo a falecer em 1988.

São de sua autoria as obras FADIGA E ACUMULAÇÃO DE FÉRIAS, O PAPEL DO ADVOGADO NO MUNDO EM MUDANÇA, PRIVILÉGIOS DO ADVOGADO, DA NECESSIDADE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PATRONAL e A QUESTÃO DO ENGENHO D’ÁGUA. Além de farta contribuição à construção legislativa nacional, em especial ao CPC e CLT, e também, farta legislação ordinária, algumas delas ainda hoje vigentes.

Diretoria - Triênio 2022/2024

  • Marcelo Carvalho Lima
    Diretor-Geral
  • Lilianne Maria Furtado Saraiva
    Vice-Diretora Geral
  • Denise de Fátima Gomes de Figueiredo Soares Farias
    Diretora de Eventos
  • Ana Paula Galvão Mello
    Diretora de Pós-Graduação
  • Dihones Nascimento Muniz
    Diretor de Assuntos da Jovem Advocacia
  • Sara Barros Pereira de Miranda
    Diretora de Educação à Distância e Cursos de Extensão
  • Guilherme Saldanha Santana
    Coordenador de Tecnologia e Informação
  • Sérgio Felipe de Melo Silva
    Coordenador Executivo de Cursos e Eventos

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.