13 Julho - 2019

Em defesa do ensino básico Programa “Diálogos pelo Direito à Educação” da OAB Maranhão percorrerá todas as Subseções da Seccional

Como é possível melhorar a educação básica? É melhor investir no treinamento e capacitação de mais professores ou na modernização das escolas? Como é possível resolver os problemas da evasão e repetência escolares? Para debater questões como estas é que a OAB Maranhão com o apoio do Conselho Federal, por meio da Comissão Especial de Direito à Educação, colocará em prática o programa “Diálogos pelo Direito à Educação”, que tem por objetivo debater com a sociedade maranhense as principais questões ligadas ao ensino básico no Estado.

O projeto será iniciado no mês de julho, pela Subseção de Bacabal com as palestras “Desafios da Educação” com o Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão; “Nossa Escola Pública pode ser de Excelência” com o reitor do IEMA, professor Jhonathan Almada; e “Financiamento da Educação” com o professor Raimundo Palhano.

O programa percorrerá todas as 17 Subseções da OAB Maranhão e reunirá em cada um dos polos que se fizer presente os principais agentes da área da educação, a advocacia e a sociedade local para somar forças entorno de um diálogo que contribua para a melhoria da educação básica no Maranhão.

“É um programa desenvolvido em conjunto pela Comissão Especial de Direito à Educação do Conselho Federal e a Comissão de Defesa da Educação da OAB Maranhão com o apoio da Escola Superior da Advocacia (ESA). É o início de um diálogo para levantar as questões relevantes para melhora a educação básica nesses municípios. Várias entidades ligadas à área educacional estarão pressentes nesse debate”, explicou o vice-presidente da Comissão Especial de Direito à Educação do Conselho Federal, professor João Batista Ericeira.

As inscrições para o programa “Diálogos pelo Direito à Educação” já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Escola Superior da Advocacia. São gratuitas (vinculadas à doação de 2kg de alimentos não perecíveis a serem entregues no dia do evento). Os participantes receberão certificado de 20h.

Serviço:
Evento: “Diálogos pelo Direito à Educação”
Horário: 09:00h
Local: Auditório da OAB Subseção Bacabal
Carga Horária: 20 Horas
Inscrições: Site da OAB/ESA
Valor: 2Kg de alimentos não perecíveis.
Organização: ESA – OAB – Comissão de Defesa da Educação – Comissão Especial de Direito à Educação do Conselho Federal.

Palestras:
Palestra 01: Desafios da Educação com o Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão
Palestra 02: Nossa Escola Pública pode ser de Excelência com Reitor IEMA, professor Jhonathan Almada
Palestra 03: Financiamento da Educação com o professor Raimundo Palhano.

Programação:

08h - Credenciamento

09h às 09h30 Abertura com a presença do presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, e com o presidente da Comissão de Defesa da Educação OAB/MA, Gustavo Mamede.

09h30 às 10h30 – Palestras 01 - Desafios da Educação com Felipe Camarão

10h45 às 12h30 – Palestras 02 - Nossa Escola Pública pode ser de Excelência com o professor Jhonatan Almada

15h00 às 16h30 – Palestra 03: Financiamento da Educação com o professor Raimundo Palhano.

16h30 às 17h30 - Elaboração da Agenda de Ações Prioritárias da Educação Regional no Maranhão

17h30 às 18h - Apresentação da Agenda