11 Fevereiro - 2020

SUBSEÇÕES DE PEDREIRAS E PRESIDENTE DUTRA SERÃO AS PRIMEIRAS CONTEMPLADAS PELO SEMINÁRIO “DIÁLOGOS PELO DIREITO À EDUCAÇÃO” EM 2020

Após o sucesso de público e debates nas Subseções de Bacabal, Açailândia, Imperatriz, Balsas, Estreito e Timon em 2019, a OAB Maranhão, por meio da Comissão Especial de Educação do Conselho Federal da OAB e da Comissão Seccional de Defesa da Educação, com o apoio da Escola Superior da Advocacia (ESA) e do Centro de Estudos e Pesquisas para a Excelência em Educação – CEPEDUC retoma o seminário “Diálogos Pelo Direito à Educação” nos dias 19 e 27 de março, nas subseções de Pedreiras e Presidente Dutra, respectivamente.

O Seminário tem por objetivo mobilizar os atores do processo educacional do Maranhão para enfrentar os problemas e desafios das políticas deste setor nos municípios maranhenses, e, ainda, mapear os problemas regionais definidos em uma agenda de ações estratégicas que contribuam com os sistemas municipais, buscando a qualidade e sustentabilidade da educação básica.

Esse ano, o seminário será composto por quatro palestras, “Desafios do Direito Educacional”, com o professor João Batista Ericeira; “Nossa Escola Pública Pode Ser de Excelência”, com o professor Jhonatan Almada, “Desafios da Educação Brasileira”, com o professor Raimundo Palhano, e também agora com a palestra “Financiamento da Educação: O novo FUNDEB” com a professora Sandra Pontes,

O evento terá como público alvo os Dirigentes Municipais da Educação, Diretoria e Conselheiros das Subseções, Conselho Municipal da Educação, Conselho do Fundeb, Conselho da Alimentação escolar, Diretores Escolares, Unidade Regional da Educação do Estado do Maranhão (URE) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da ESA, na aba “Cursos e Eventos”, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal. Os participantes receberão um certificado de 20h acadêmicas. Veja abaixo detalhes do local e horário de início do seminário nas respectivas Subseções.

Serviço:
O quê: Seminário “Diálogos Pelo Direito à Educação”
Data: Pedreiras 19/03/2020 – IFMA de Pedreiras
          Presidente Dutra: 27/03/2020 – Auditório da Subseção de Pres. Dutra
Horário: Credenciamento: 13h
Abertura: 13h30
Carga Horária: 20 horas
Inscrições: Site da OAB/ESA
Valor: 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal
Organizadores: OAB/MA, Comissão Especial de Educação do Conselho Federal, Comissão de Defesa da Educação da OAB/MA, ESA e CEPEDUC.
PALESTRANTES:
PROFESSOR JOÃO BATISTA ERICEIRA - Coordenador dos Diálogos pelo Direito à Educação. Tema: DESAFIOS DO DIREITO EDUCACIONAL
PROFESSOR JHONATAN ALMADA – Reitor IEMA. Tema: NOSSA ESCOLA PÚBLICA PODE SER DE EXCELÊNCIA.
PROFESSOR RAIMUNDO PALHANO – Professor. Tema: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
SANDRA PONTES – Coordenadora do CAOp/Ministério Publico – Tema FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: O NOVO FUNDEB.