19 Setembro - 2019

SECCIONAL MARANHENSE RECEBE ALUNOS DE DIREITO EM MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO “OAB NAS FACULDADES”

Em mais um momento de acolhimento e partilha de conhecimento, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), a visita dos alunos do Curso de Direito das instituições de ensino superior Faculdade do Estado do Maranhão (Facem), Estácio de Sá e Pitágoras. A atividade faz parte do Projeto “OAB nas Faculdades” que tem por objetivo estreitar a relação com as Faculdades de Direito do Maranhão e promover uma troca de experiências com os futuros advogados.

Na ocasião, os alunos foram recebidos no auditório da Seccional Maranhense, onde puderam conhecer mais sobre a atuação, estrutura e projetos que a instituição desenvolve em prol dos advogados e advogadas do Maranhão. Os alunos ouviram explicações sobre os diversos setores da Ordem, do Tribunal de Ética, da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), da atuação da CJA e outras de Comissões da Casa.

O presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MA, Dihones Muniz, explica como é realizado o projeto e sua importância por aproximar o acadêmico de Direito à Seccional do Maranhão. “O projeto é dividido em duas etapas. Inicialmente, os alunos vêm à OAB conhecer a estrutura disponibilizada aos advogados; depois, a OAB vai à Faculdade para falar sobre a advocacia e as diversas áreas de atuação do Direito. Desse modo, o objetivo deste projeto é aproximar os estudantes de Direito da instituição OAB/MA, tendo em vista que eles serão os futuros advogados e advogadas”, afirmou.

Para a coordenadora de Direito da faculdade Estácio de Sá, Renata Reis, promover essa visita é essencial para a formação mais qualificada dos alunos. “Acredito que trazer os alunos à OAB/MA é fundamental para que eles possam conhecer a vivência da advocacia maranhense, como funciona e quais ações e atividades que são realizadas. Essa experiência será fundamental para a formação deles”, concluiu Renata.

O graduando Miguel Victor Lobato, da faculdade Estácio, diz ter sido um momento muito oportuno na sua caminhada, uma vez que as falas e as palestras do evento o ajudaram a sanar dúvida da sua futura profissão. “Foi um momento muito esclarecedor para nós estudantes, pois serviu para conhecermos a OAB/MA, sabermos mais sobre os estágios e da Comissão do Jovem Advocacia. Estou ainda mais ansioso para estagiar na Ordem e, futuramente, fazer parte dela”, declarou Miguel.

Por fim, o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Facem, Rafael Vale, agradeceu à Ordem por proporcionar a visita, os conhecimentos e as experiências compartilhadas aos graduandos. “Muito agradecido à OAB/MA por trazer nossos alunos aqui, uma vez que é uma forma deles já se sentirem em casa. Sempre falo para eles que, nessa selva que é o mundo jurídico profissional, o advogado sozinho está sujeito a todo tipo de desrespeito, mas junto à Ordem o advogado é mais forte. Então, fortalecer este ponto no acadêmico de Direito é crucial para a sua formação”, ressaltou.