29 Março - 2021

RELAÇÕES BILATERAIS: COMISSÃO DE DIREITO INTERNACIONAL DA OAB/MA PARTICIPA DE REUNIÃO DA COORDENAÇÃO BRASIL-CHINA, PROMOVIDA PELA OAB NACIONAL

Durante a manhã da última sexta-feira, 26/03, a OAB Maranhão, por meio da sua Comissão de Direito Internacional, participou de reunião com a chefe do Núcleo China no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Larissa Wachholz. O evento, promovido pela OAB Nacional, aconteceu de forma on-line e foi destinado aos membros da Coordenação Brasil/China no Sistema OAB, composto pelo Conselho Federal e Seccionais estaduais, que debateram sobre relações bilaterais, com enfoque especial no agronegócio.

Ao longo do encontro, Larissa Wachholz, que morou, estudou e trabalhou na China, apresentou um amplo panorama sobre as relações do Brasil com o país asiático, destacando a importância da China não apenas como principal parceiro comercial do Brasil nos últimos anos, mas, sobretudo, como uma aliança estratégica para o futuro.

“Interação esclarecedora com a Dra. Larissa Wachholz, através de uma excelente explanação, discutindo assuntos atrelados, essencialmente, ao Comércio Exterior. Pontos como segurança do alimento no mercado chinês, exigência de certificação de produtos do gênero alimentício, a atuação da GACC/AQSIQ no país e a possibilidade de sua extensão ao Brasil por meio do estabelecimento de escritório oficial in loco, foram devidamente suscitados, além do necessário fortalecimento das tratativas cross border /e-commerce como possível facilitador das exportações a serem realizadas pelas micro e pequenas empresas”, explicou a presidente da Comissão de Direito Internacional, Pollyanna Silva Freire.

A presidente informou ainda que foram observadas questões de forma relevante pela China, voltadas à sustentabilidade, com ênfase na neutralidade do carbono e minimização do uso do plástico.

Para a advogada, eventos desse tipo são importantes para atualização e troca de ideias entre os membros da Coordenação Brasil/China. “Encontros como este são de imensurável valor, pois além de atualizar e esclarecer dúvidas específicas, suscitam novas ideias, dinamizam ações comerciais e fomentam a economia do país”, pontuou Freire.

SAIBA MAIS
A Coordenação Brasil-China (CNRBC) foi criada no Sistema OAB para aprimorar a cooperação jurídica e o intercâmbio bilateral, em suas mais diversas naturezas, com a nação chinesa. A CNRBC atua em estreita sinergia com as Seccionais da OAB em todos os Estados do Brasil, representadas por membros e por Núcleos locais congêneres. O trabalha conta ainda com a parceria da China Law Society, entidade de advocacia chinesa.