03 Julho - 2019

Quinta Edição do Projeto Visita Guiada da OAB Maranhão leva Jovens Advogados a conhecerem o Complexo Penitenciário de São Luís

Tendo por objetivo orientar o jovem advogado na realização dos procedimentos dentro do sistema prisional é que na tarde de ontem, 02, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), promoveu a quinta edição do projeto “Visita Guiada” que leva jovens profissionais da advocacia a conhecerem a UPR São Luís.

O projeto é uma parceria da OAB Maranhão com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP). “Essa visita busca demonstrar todos os procedimentos e normas de segurança para o advogado em início de carreira, desmistificando uma série de questões que são criadas e dificultam o trabalho desse profissional dentro do sistema”, explicou o presidente da Comissão da CJA, Dihones Muniz.

Nessa edição do “Visita Guiada” um grupo de 11 profissionais esteve na UPR São Luís. A visita foi iniciada pela recepção, com a realização do cadastro por meio da apresentação da carteira da Ordem. Em seguida, passaram pela primeira entrada, por um detector de metais, e depois por um scanner de corpo todo o processo é apresentado pela equipe da SEAP que nesta edição ficou a cargo do Supervisor Rubens e do Agente Bruno.

Para a jovem advogada Raphaela Vasconcelos a visita foi maravilhosa. “Todas as dúvidas foram sanadas, a equipe maravilhosa. E eu fico muito grata em poder contar com o apoio da OAB, o apoio da CJA. Eu gostei muito da visita, muito esclarecedora”, afirmou.

Após passarem pelos procedimentos iniciais, os jovens advogados conhecem os parlatórios e a Sala do Advogado dentro da UPR, conquistas dessa atual gestão da OAB, e em seguida são levados até ao centro de comando onde podem conhecer toda a estrutura de segurança montado pela SEAP para proteção de todos que atuam no sistema.

Para a Coordenadora de Projetos da CJA, Themis de Jesus, o “Visita Guiada” significa uma quebra de estereótipos. “Fazemos uma avaliação bem positiva desse projeto. Por que as pessoas têm sempre um estereótipo, um medo quando se fala em sistema prisional. As advogadas principalmente perguntam que tipo de roupa usar, o que levar e a quem recorrer. E as orientações são bem simples basta usar o que o próprio estatuto já prevê. Quando estamos a caminho da UPR os advogados e as advogadas vão cheios de receios e ponderações e voltam de lá com mais certeza e segurança do que é advogar no Sistema Prisional”, destacou.

“Participar da visita guiada ao complexo penitenciário de Pedrinhas foi de suma importância. Nós, jovens advogados, muitas vezes saímos da universidade sem conhecimento prático dos procedimentos no sistema prisional, acarretando dificuldade na atuação da seara criminal. Hoje, graças a atenção dada aos jovens advogados maranhenses, através da comissão de jovens advogados da OAB/MA, pudemos conhecer de perto os procedimentos do sistema prisional e desmistificar diversos entraves à atuação criminal, disse o jovem advogado Campbel Melo.

Os advogados interessados em participar das próximas visitas devem entrar em contato com a Comissão da Jovem Advocacia na sede da OAB-MA.