30 Maio - 2022

QUALIFICAÇÃO: FUNCIONÁRIOS DA OAB/MA PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE A CONVIVÊNCIA COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A OAB/MA, por meio da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência, realizou uma oficina sobre dicas de convivência com pessoas com deficiência, destinada aos funcionários da Ordem, na tarde do dia 27 de maio, no Plenário.

A oficina contou com a presença da graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Hilda Diniz Dias, que possui experiência em educação inclusiva. O objetivo do encontro foi informar sobre formas de abordagem e atendimento às pessoas com deficiência visual que buscam os serviços da OAB/MA. Os funcionários aprenderam maneiras de como proceder em diferentes ocasiões.

A presidente da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência, Macela Proença, destaca que o encontro se tratou de um mini curso para orientar os funcionários. “Essa foi uma maneira de oportunizar conhecimento para os funcionários da Ordem. Todos os presentes aprenderam a como receber e orientar pessoas com deficiência visual”, disse Macela. Ela também pontua suas expectativas para o próximo encontro. “No próximo momento, estamos planejando trazer o ensino das libras, pois existe uma proposta de emenda à constituição que poderá tornar a libras, a segunda língua oficial do país”, finaliza Macela.

A funcionária do setor da Divisão Financeira da OAB/MA, Rosa Laura, ressalta a importância da oficina. “Foi muito significativo aprender sobre as formas de como tratar pessoas com deficiência visual, por exemplo, eu aprendi que não devemos tocá-los de maneira brusca, ou falar muito alto”, disse Rosa.

O funcionário do setor de Informática da Ordem, Eliudo Lopes, pontua sobre a relevância da oportunidade de aprender sobre inclusão. “A partir do momento que aprendemos mais sobre a integração de todas as pessoas, nós nos sentimos mais preparados para fazer o nosso trabalho com mais segurança. Na oficina, compreendemos a tratativa assertiva e correta, assim os funcionários ficam satisfeitos com o atendimento que oferecem, e a advocacia e sociedade civil pelo atendimento que recebem”, finaliza Eliudo.