04 Agosto - 2017

QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO MARCAM A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DA OAB/MA EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DO ADVOGADO

Com uma programação voltada para qualificação da classe é que a Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB-MA), desenvolverá durante todo o mês do advogado, diversas atividades e eventos que levem conhecimento e entretenimento para o profissional da advocacia que atua no Maranhão. As atividades serão desenvolvidas através de suas diversas comissões e de suas Subseções.

“É um mês especial com uma programação diversificada, especialmente direcionada à qualificação dos advogados. Contemplamos áreas importantes do direito com os cursos na área Trabalhista e a polêmica Reforma Trabalhista, Mediação e Arbitragem, Políticas Públicas, Direitos Humanos dentre outras. Ações que acontecem tanto em São Luís quanto no interior e para fechar o mês, destaco a realização a Conferência Estadual dos Advogados, que reunirá em três dias de eventos, reunindo juristas renomados no cenário nacional”, destacou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

O advogado maranhense terá a oportunidade de expandir seus conhecimentos e ainda será agraciado com a entrega de novas estruturas para realização de seus trabalhos como as novas Salas dos Advogados a serem entregues em Itapecuru e Bacabal. “Melhorar a estrutura de trabalho dos advogados tem sido uma prioridade da gestão. Já entregamos mais duas sedes e mais de cinco salas para os Advogados. É essencial propiciar ao profissional comodidade, conforto e segurança para desenvolver seu trabalho”, enfatizou Diaz.

As atividades do mês do Advogado da OAB Maranhão iniciam com a abertura do Seminário sobre a reforma Trabalhista, que se estenderá pelos dias 3 e 8 de agosto. Na segunda-feira, 07/08, acontece o lançamento do I Prêmio de Jornalismo em Direitos Humanos, que contará com a presença do jornalista da Rede Globo Marcelo Canellas.

No dia 08/08, na parte da manhã, o auditório da Ordem recebe um importante debate sobre Mediação e Arbitragem, que reunirá os profissionais em advocacia. No dia 10/08, os advogados são convidados a participar de um amplo debate sobre Reforma Política, que acontecerá durante Audiência Pública, no auditório da Casa, que trará autoridades no assunto para debater esta temática.

Como grande evento em celebração ao advogado a diretoria da OAB Maranhão convida todos os profissionais do Maranhão a se fazerem presentes à VIII Conferência Estadual dos Advogados do Maranhão - Em defesa da Democracia e da Advocacia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da OAB/MA. O evento acontece de 23 a 25 deste mês, no Hotel Luzeiros, e reunirá diversas autoridades do direito e do Judiciário que debaterão ao longo desses três dias a defesa da democracia e do advogado.

Pelo Interior

Ao longo da primeira semana de agosto, a diretoria da OAB, seguirá para as Subseções de Caxias, Bacabal e Presidente Dutra participando de eventos e levando melhorias para os advogados que militam nestas comarcas.

No dia 09, a diretoria da OAB segue para as subseções de Chapadinha e inaugura a nova Sala do Advogado na Comarca de Itapecuru. A itinerância segue pelas Subseções de Imperatriz, Açailândia, Timon e Pinheiro.

Haverá ainda Seminários sobre a Reforma Trabalhista em diversas Subseções, dentre elas Barreirinhas, Bacabal, Caxias, Pedreiras, Imperatriz, Balsas, etc. Os Seminários ocorrerão a partir da segunda quinzena do Mês do Advogado e se estenderão até o fim do mês de Setembro, conforme calendário que vai será divulgado no decurso do mês. A OAB, através da ESA, pretende levar os Seminários a todas Subseções.

Bailes nas Subsecções

O tradicional Baile do Rubi será realizado em cinco Subseções da OAB. Imperatriz, Bacabal, Chapadinha, Presidente Dutra e Caxias serão as Subseções contempladas com a festa, que é esperada com grande expectativa pelos advogados que exercem suas atividades naqueles municípios.

Ações Sociais

No próximo dia 25 de agosto, vários advogados voluntários participam de uma grande ação social no Vida Feliz, Parque Jair. As Comissões de Política Criminal e Direito Penitenciário, Direito de Família, da Mulher e da Advogada e de Jovens Advogados estarão no atendimento e orientação à mulheres e crianças, vítimas de violência sexual.

Direitos Humanos, Prerrogativas e Ensino Jurídico

Além da VIII Conferência Estadual da Advocacia, o encerramento das atividades do Mês do Advogado será marcado por mais dois importantes eventos. O primeiro é uma homenagem aos serviços prestados pelos advogados e ex-presidentes das Comissões de Direitos Humanos e de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA, que acontecerá já no dia 28 de agosto, durante um Café da manhã, no Plenário da Ordem.

Já no dia 31 de agosto, uma Audiência Pública, com o tema “Aperfeiçoamento do Curso de Direito” reunirá, no auditório da Ordem, reitores das principais Universidades e Faculdades de Direito de São Luís e do interior, professores, advogados e estudantes de direito entorno de um amplo debate sobre melhorias nos cursos de direito do Maranhão.

Programação Mês do Advogado OAB/MA

02, 03 e 08/08 – Seminário sobre Reforma Trabalhista

03/08 – Itinerância Subseção Caxias – Compromisso novos Advogados

04/08 – Itinerância Subseção Bacabal – Nova Sala dos Advogados do TRT