05 Novembro - 2019

PROJETO “OAB NAS ESCOLAS” PROPORCIONA UMA TARDE DE EDUCAÇÃO JURÍDICA PARA ALUNOS DA ESCOLA MODELO

Com o propósito de conscientizar alunos das escolas públicas das redes estadual e municipal sobre a importância do direito e da cidadania, por meio de palestras e debates, é que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, por intermédio da Comissão da Jovem Advocacia, realizou, na ultima sexta-feira (01), mais uma edição do projeto “OAB nas Escolas”, desta vez, na Escola Modelo – Benedito Leite. Os advogados da Ordem levaram esclarecimento sobre direitos e questões ligadas à justiça aos alunos da rede pública.

O projeto, idealizado pela CJA, tem o caráter pedagógico e visa garantir aos estudantes da rede pública de ensino do Maranhão noções de direito, cidadania e democracia. Nesta edição, o evento abordou questões referentes à Cidadania, Direito Constitucional, Direito Político, Direito do Consumidor e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

A coordenadora da CJA, Katiuscia do Nascimento Silva, destacou a relevância da ação para o compromisso social que Ordem tem com a sociedade. “O projeto, a cada edição, tem um aspecto único e inovador. É um prazer imensurável poder endossar, através dessa ação, a importância da OAB enquanto instituição e a relevância da educação na vida de todo ser humano”, frisou.

O advogado Felipe Correa Figueiredo trouxe conceitos básicos do Direito do Consumidor aos estudantes. De acordo com o especialista, o tema é levado à escola como uma forma de inserir, na carga horária estudantil dos alunos do Ensino Médio e Fundamental, áreas essenciais do Direito. “Algumas áreas são extremamente importantes para nortear o conhecimento da população, por exemplo, o Direito Constitucional, do Consumidor, do Trabalho e o Eleitoral, que deveriam fazer parte da nossa grade curricular escolar, pois é básico para que a população seja mais questionadora”, explicou.

“Muito gratificante participar dessa edição do projeto OAB nas Escolas. Foi uma tarde muito especial de bate papo com os alunos da Escola Modelo. Na oportunidade, tiramos diversas dúvidas sobre temas atuais, de diversas áreas do direitos que despertaram grande interação pelos jovens participantes. A experiência aproxima os jovens advogados dos estudantes do Ensino Médio da escola pública, o que para muitos adolescentes foi o primeiro contato com profissionais da advocacia”, observou a advogada Isabela Diviane.

O projeto vem sendo desenvolvido pela Seccional Maranhão desde o início da gestão do atual presidente da OAB/MA, Thiago Diaz. A iniciativa já alcançou centenas de alunos de escolas da rede pública estadual. “O nosso intuito é levar o máximo de conhecimento jurídico para esses alunos do ensino médio, criando cidadãos mais questionadores em nossa sociedade”, comentou Thiago Diaz.

Com este projeto de caráter educativo, social e de aproximação com a sociedade, a gestão da OAB-MA caminha a passos largos para evidenciar cada dia mais a Ordem, como sendo de fato a Casa de Todos. Para participar do projeto “OAB/MA na Escola”, a direção da instituição de ensino da rede pública deve entrar em contato com a Comissão do Jovem Advogado, na sede da Seccional Maranhense, ou encaminhar um requerimento, solicitando a presença do projeto em sua escola.

Os advogados Larissa Gusmão, Marcela Tavares, Frederico Duailibe, Felipe Corrêa e Isabela Diviane foram os palestrantes da “OAB nas Escolas”, na Escola Modelo.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.