16 Agosto - 2022

PROFESSOR JOÃO BATISTA ERICEIRA É HOMENAGEADO PELA OAB NACIONAL COM A MEDALHA RAYMUNDO FAORO

Valorizar os grandes nomes que compõem a história da OAB é uma das bandeiras da Ordem. E, hoje, 16/08, foi dia de prestar homenagem ao professor e advogado maranhense João Batista Ericeira com a medalha Raymundo Faoro, a mais alta comenda da advocacia brasileira.

A cerimônia aconteceu na sede da OAB/MA, conduzida pelo presidente da Seccional, Kaio Saraiva e contou com a participação virtual do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. O filho do homenageado, João Batista Ericeira Filho, representou o pai na solenidade. Em de maio de 2021, o advogado e professor foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), condição que o afastou da vida pública.

Ao longo da solenidade, o sistema OAB reconheceu e destacou o trabalho desenvolvido por Ericeira, que possui extensa atuação como professor, jurista, escritor, conferencista, sociólogo e filósofo do Direito.

Na Ordem Maranhense, Batista Ericeira presidiu as comissões de Exame de Ordem e de Ensino Jurídico, dirigiu a Escola Superior da Advocacia (ESA), além de ter presidido a Academia Maranhense de Letras Jurídicas e ter fundado a Academia Ludovicense de Letras.

“Querido amigo professor Batista Ericeira, esta é uma singela homenagem e justo reconhecimento ao que fizeste por nós e pela OAB do Maranhão. Professor, muito obrigado pelo prazer do seu convívio e por ter nos ensinado tanto”, expressou o presidente da Seccional, Kaio Saraiva.

Participando de forma virtual, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, compartilhou as trajetórias paralelas – e muitas vezes juntas – que ele e Ericeira construíram no Conselho Federal da OAB. “A entrega da medalha é sempre momento para duas reflexões: lembramos em primeiro lugar do legado de Faoro, sem o qual a Ordem não teria a mesma força e dignidade que tem hoje; em segundo lugar, celebramos as ilustres trajetórias dos homenageados. E o professor Ericeira dedicou-se por toda a vida ao enfrentamento das desigualdades e à proteção da democracia. Com absoluta tranquilidade e franqueza, celebramos hoje uma lenda viva da advocacia brasileira. Um jurista completo, que nutre verdadeira paixão pela pesquisa jurídica e pelo aperfeiçoamento do ensino superior”, disse.

Em nome do homenageado, discursou seu filho, o também advogado João Batista Ericeira Filho. “É uma honra estar aqui representando este homem inigualável, alguém com competências e habilidades inequívocas, ícone de dedicação às causas mais nobres da advocacia brasileira. É minha referência pessoal, profissional e de caráter, com um legado de 51 anos nas ciências jurídicas. Assessor jurídico, advogado, professor, coordenador, pesquisador, jornalista, escritor, articulista, membro de grandes e importantes instituições. Meu pai acompanhou os trabalhos da Assembleia Constituinte, é parte da história democrática. Mas nada, para mim, se compara ao seu legado como filho, pai, avô e marido”, discursou.

Falaram ainda, o Conselheiro Federal e presidente vitalício da OAB/MA, Thiago Diaz e o Conselheiro Seccional e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Casa, Mauro Ferreira. Ambos compartilharam vivências profissionais realizadas ao lado de Ericeira, destacando sempre a humildade, simplicidade e simpatia do professor refletida na cultura jurídica, na advocacia e na educação do Maranhão.

As contribuições de Ericeira se estendem ao ensino jurídico do Estado, influenciando gerações de profissionais do Direito como professor da UFMA, Ceuma e Facam. Sua paixão pela advocacia sempre foi evidente e refletida na sua trajetória, seja como jurista, escritor, conferencista, sociólogo ou filósofo do Direito.

Também participaram da homenagem: a esposa de João Batista, Maria das Graças Correa de Araújo Ericeira; as diretorias da CAAMA, TED/MA e ESA/MA; presidentes de Comissões; o Coordenador das Comissões da Casa, Danilo Canhota; o Conselheiro Federal e presidente vitalício da OAB-MA, Thiago Diaz; a Conselheira Federal, Ana Karolina Carvalho; além de outras autoridades do Ministério Público, dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo estadual e municipal, bem como do Sistema OAB e familiares.