18 Maio - 2017

PROCURADORES ESTADUAIS DE DEFESA DAS PRERROGATIVAS SÃO NOMEADOS PELA OAB MARANHÃO

A defesa incessante das prerrogativas dos advogados maranhenses tem sido um dos pilares da atual gestão. Além do ininterrupto trabalho da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-MA e da Caravana das Prerrogativas, em níveis estadual e nacional, a valorização da advocacia maranhense ganhou um novo reforço: a Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas.

Os trabalhos desse núcleo Estadual devem começar o mais breve possível com a nomeação recentemente da advogada Nereida Cristina Cavalcante Dutra Batalha (OAB-MA Nº 7.532) para ser a Procuradora Geral das Prerrogativas, e o advogado João Bispo Serejo Filho (OAB-MA Nº 9737) para ser o Procurador Geral Adjunto das Prerrogativas.

Para o presidente OAB/MA, Thiago Diaz, a procuradoria vem somar com os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Defesa das Prerrogativas. “A defesa das prerrogativas do advogado maranhense tem sido uma das bandeiras de nossa gestão. Acredito que tanto a Dra. Nereida Batalha; quanto o Dr. João Bispo Serejo Filho, darão uma bela contribuição neste trabalho que já vem sendo muito bem desenvolvido pela nossa Comissão de Defesa das Prerrogativas”, afirmou Thiago Diaz.

A Procuradoria Estadual de Prerrogativas da OAB Maranhão é um órgão especial judicial criado seguindo os moldes da procuradoria do Conselho Federal (CFOAB), e ajudará a Comissão de Defesa das Prerrogativas na defesa das atividades processuais e judiciais e também na valorização do advogado. A procuradoria trabalhará também para dar ênfase à indispensabilidade do advogado na administração da justiça, cuja previsão consta do artigo 133 da Constituição Federal.

“É necessário que o advogado conheça suas prerrogativas para exercer a advocacia com autonomia e independência, só assim, teremos a dignidade da advocacia. Sinto-me lisonjeada pela confiança de ocupar um cargo de tamanha importância para advocacia maranhense, pois as prerrogativas dos advogados são um conjunto de garantias fundamentais criadas para assegurar o amplo direito de defesa do cidadão” colocou a Procuradora Geral das Prerrogativas da OAB/MA, Nereida Batalha.

A advogada Nereida Cristina Batalha já atua como Conselheira Estadual e presidente da Comissão da Mulher e da Advogada e o advogado João Bispo Serejo Filho tem prestado um relevante serviço junto à Comissão de Defesa das Prerrogativas da Ordem e também da Comissão de Acompanhamento das Vítimas de Violência. Justamente em razão do amplo trabalho prestado à esta Seccional que seus nomes foram escolhidos.