30 Março - 2020

PREFEITURA DE SÃO LUÍS ACOLHE PEDIDO DA OAB/MA E TRANSFERE POSTOS DE VACINAÇÃO PARA ESCOLAS DA CAPITAL

No último dia de 20/03, a OAB Maranhão, preocupada com a preservação da população idosa de São Luís por conta da pandemia de Coronavírus que assola todo o mundo, solicitou a transferência dos postos de vacinação contra a gripe H1N1 para escolas da capital.

Na última sexta-feira, 27/03, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus), apresentaram estratégias diferenciadas para imunizar idosos acima de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos e a Semus utilizará como postos de vacinação, a princípio, 12 escolas da capital, de acordo com cronograma que funcionará por ordem alfabética.

Os idosos serão vacinados no horário da manhã, das 08h às 12h, e as crianças serão vacinadas no horário da tarde, das 13h às 17h. Tudo isso para evitar contato desse público com pessoas doentes e suspeitas de casos de Coronavírus.

“Evitar que o grupo de risco mais vulnerável, como as pessoas idosas e crianças, tenha contato direto com as pessoas que buscam os postos de saúde, por estarem apresentando os sintomas do COVID-19, é medida necessária e mais prudente para evitar a proliferação em escala acelerada do vírus. É dever de todos colaborar com a prevenção da disseminação do Coronavírus”, reforçou Deborah Cartágenes, presidente da Comissão Nacional do Direito da Pessoa Idosa (CFOAB).

Outra estratégia adotada pela Secretaria Estadual de Saúde para evitar aglomerações é o atendimento exclusivo de idosos em sistema de drive-thru, que será montado na área de prova do Departamento de Trânsito do Maranhão – Detran. Ele funcionará na Avenida do Contorno do Complexo Castelinho, das 8h às 16h e o cronograma de vacinação seguirá o mesmo das unidades de ensino, por ordem alfabética.

Já os postos de saúde ficarão voltados para a vacinação em domicílio, que priorizará os idosos da sua área de influência, e também atenderão áreas sem Unidades Básicas e condomínios que tenham solicitado o serviço. Os profissionais de saúde serão vacinados conforme cronograma dos estabelecimentos de saúde.

“A OAB Maranhão está atuando incansavelmente neste momento difícil, propondo medidas e acompanhando as decisões tomadas pelos nossos governantes em prol da saúde e bem-estar da população. Não mediremos esforços para contribuir para a redução dos impactos da pandemia do Coronavírus junto à nossa sociedade”, explicou Thiago Diaz, presidente da OAB Maranhão.