24 Abril - 2018

POSTO AVANÇADO DO INSS NA OAB MARANHÃO TERÁ ATENDIMENTO AMPLIADO A PARTIR DE MAIO

A partir do dia 2 de maio, os advogados e advogadas do Maranhão terão à disposição um Posto Avançado do INSS na sede da OAB Maranhão no Calhau. O Posto é resultado da assinatura de um termo de cooperação técnica entre as duas entidades, firmado em dezembro de 2017.

Os detalhes do funcionamento do Posto foram acertados na manhã desta terça-feira (24/04), em reunião entre o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o procurador-chefe do INSS, Ibraim Djalma Melo Costa, a diretora-tesoureira da OAB/MA, Deborah Porto Cartágenes e da presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Cacilda Martins.

Segundo o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o Posto Avançado facilitará o dia a dia dos advogados e advogadas. “A partir de maio o atendimento aqui dentro da OAB/MA será todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, com vistas a facilitar o dia a dia dos advogados e das advogadas. Do mesmo modo, estamos tomando, em parceria com o INSS, as providências para efetuar o cadastro dos advogados no INSS Digital. Sem dúvida nenhuma, também trará grandes benefícios para a advocacia a efetiva operacionalização e funcionamento do INSS Digital, através desse cadastro feito pela Ordem em parceria com o INSS”, afirmou Thiago Diaz.

De acordo com o procurador-chefe do INSS, o Posto terá um funcionário do Instituto que auxiliará os advogados. “Vai ser um posto avançado do INSS dentro da própria OAB, com as informações elementares para que os advogados possam ingressar com ações, acompanhar seus processos e iniciar o cadastro dos advogados para que possam usar o sistema chamado GET (sistema para gerenciamento de solicitação de benefícios), que é parecido com o PJE da Justiça Federal”, destacou Ibraim Djalma Melo Costa. “Estamos querendo regularizar o horário, os dias e queremos facilitar para o advogado que quer vir fazer as consultas aqui”, completou Cacilda Martins, presidente da Comissão de Direito Previdenciário.

De acordo com a diretora-tesoureira da OAB/MA, Deborah Porto Cartágenes, a OAB/MA cedeu a sala e a estrutura para garantir a comodidade dos advogados durante o atendimento. “Cedemos esta sala climatizada, com computador e impressora para que os atendimentos possam ser feitos sem que o advogado tenha que se dirigir ao INSS”, enfatizou.