06 Junho - 2018

PELA REDUÇÃO DO NÚMERO DE PROCESSOS NA COMARCA DE BARREIRINHAS, OAB MARANHÃO SE REÚNE COM TJMA

Na manhã da última terça-feira, 05, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, e o presidente da OAB Subseção Barreirinhas, Orlando Silva Campos, se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, para reiterar o pedido de implantação de uma 2ª Vara na Comarca de Barreirinhas, como forma de reduzir o grande volume de processos parados na Vara da cidade.

Em fevereiro, a Seccional Maranhense da Ordem reuniu-se com o desembargador José Joaquim e já havia apresentado esse pleito ao presidente do TJ Maranhão. Na oportunidade, foi designado um juiz auxiliar para a comarca de Barreirinhas, como forma de diminuir os gargalos existentes na Comarca por conta do grande volume de processos.

“Temos buscado uma solução para essa questão do grande volume de processos na comarca de Barreirinhas, que só prejudica a advocacia e o jurisdicionado. Por isso, reiteramos o pedido de instalação de uma segunda Vara junto ao presidente do Tribunal de Justiça. Temos procurado trabalhar em prol da máxima celeridade em todas esferas do judiciário”, destacou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, disse que o pleito é importante, mas que não pode atendê-lo no momento. “O poder judiciário como um todo passa por uma crise orçamentária e arcar com os custos da implantação de uma 2ª Vara, em Barreirinhas, é inviável nesse momento, pelos custos de montagem de toda uma infraestrutura física e de pessoal”, afirmou.

“Na primeira reunião que tivemos com o desembargador José Joaquim foi destacado um juiz auxiliar para Barreirinhas, mas que ficou apenas três meses na comarca. Existem atualmente cerca de 11 mil processos parados na Vara e apenas o juiz titular não conseguirá julgar todos esses processos com a celeridade necessária”, frisou o presidente da OAB Subseção Barreirinhas, Orlando Silva Campos.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão afirmou que a solução para o momento seria o envio de um novo juiz auxiliar para a Comarca por um período maior de atuação, para contribuir no julgamento desse grande volume de processos na Vara de Barreirinhas.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.