19 Setembro - 2019

Passagem do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, é marcada por série de compromissos institucionais no Maranhão

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, desembarcou em São Luís nesta quarta-feira, 18/08, para uma série de compromissos na capital.

Em sua chegada, ele foi recebido pelo presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, para participar da cerimônia de entrega de 40 carteiras da OAB a novos advogados, onde também foi homenageado como patrono da sessão. Em seu discurso, Felipe ressaltou que a advocacia brasileira está a serviço da ampliação e não da retirada de direitos, reforçando que não há como imaginar profissionais qualificados sem exame de ordem.

“A advocacia brasileira é um pilar de defesa do estado democrático de direito porque ela está a serviço das minorias, de quem não tem voz, da ampliação e não da retirada de direitos. Não há como imaginar uma advocacia sem selo de qualidade, sem exame de ordem, como está sendo discutido agora. Nós somos porta-vozes da cidadania. Portanto, vocês como novos advogados, possuem essa missão agora”, disse Felipe.

Logo após, Thiago Diaz e o presidente Santa Cruz seguiram para a gravação de uma entrevista para a TV Cidade, concedida ao advogado e jornalista Moreira Serra, sobre a carreira de advogado e o cenário atual da advocacia. A entrevista será veiculada no próximo domingo, 22/09.

A próxima parada foi o Palácio dos Leões, onde Felipe Santa Cruz foi contemplado com a maior honraria do Governo do Maranhão, o título de grão-mestre da Ordem dos Timbiras. A solenidade foi presidida pelo governador do Estado, Flávio Dino, e contou com a presença do presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, Diretoria, diversos Conselheiros Federais pelo Maranhão, Conselheiros Seccionais, advogados, presidentes de Comissões da OAB/MA, além de representantes do governo, deputados estaduais e de órgãos da Justiça do Estado e do Ministério Público.

Na oportunidade, o presidente nacional da OAB recebeu a faixa e broche que representam a Ordem dos Timbiras. O ingresso na Ordem dos Timbiras é deferido às personalidades que se distinguiram por relevantes serviços prestados em prol do bem-estar social do povo.

No mesmo evento, Santa Cruz recebeu a Medalha de Mérito Legislativo Manuel Beckman das mãos do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto.

O Governador do Estado destacou o trabalho de Santa Cruz na defesa de direitos e da democracia frente à Ordem dos Advogados. “A OAB é uma entidade fundamental para o Brasil e para o nosso estado, na medida em que é guardiã da Constituição, da legalidade, dos direitos da população, além de ser a entidade representativa dos advogados. Por isso, estamos fazendo essa homenagem ao presidente nacional, como apoio, incentivo e estímulo para que ele continue exercendo esse papel de porta voz da cidadania, da defesa e democracia”, afirmou.

A programação finalizou com uma palestra na abertura da XV Jornada Jurídica da UNDB Centro Universitário, realizada no Hotel Luzeiros. Felipe Santa Cruz falou sobre as liberdades públicas e o papel da advocacia.

O presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, acompanhou a agenda de compromissos do presidente da OAB Nacional e fez uma avaliação positiva da vinda dele ao Estado. “Receber o Felipe em nossa terra nos enche de orgulho, pois ele tem se dedicado à defesa intransigente dos valores e princípios da sociedade. Ele, com certeza, é um grande presidente e liderança da nossa Ordem. As homenagens feitas a ele, hoje, são justas e merecidas devido à grande pessoa e profissional que ele”, ressaltou Thiago Diaz.