25 Outubro - 2017

OUTUBRO ROSA: CHÁ ENTRE AMIGAS DA OAB/MA PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA

As mulheres têm entre de 10% e 15% de chances de terem câncer de mama. Por esta razão, é fundamental o diagnóstico precoce para que seja combatido no início. O alerta é da oncologista, Glaucia Mesquita, durante o Chá entre Amigas, evento que integra a programação do Outubro Rosa, organizada Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, para conscientizar as advogadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação ainda com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA).

O Chá entre Amigas foi realizado no último dia 20/10, no Plenário da Ordem, onde reuniu advogadas e funcionárias para um diálogo com profissionais da área médica, beleza e entretenimento. “Reunimos as advogadas em uma tarde descontraída com profissionais para falar sobre saúde e bem-estar e trocar conhecimentos”, disse a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Nereida Batalha.

O evento também contou com as presenças do presente da OAB/MA, Thiago Diaz, da diretora-tesoureira, Deborah Cartágenes; da secretária-geral adjunta, Alice Salmito; do presidente e do tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Diego Sá e Rodrigo Reis Lima.

“Esta é mais uma ação da Comissão da Mulher e da Advogada que tem buscado de trazer temas para debates e reflexões na OAB/MA, um compromisso que a Ordem tem com as causas relevantes para a sociedade e para a igualdade de gênero”, disse Thiago Diaz.

A oncologista Glaucia Mesquita destacou a importância das mulheres fazerem os exames para que se obtenha o diagnóstico precoce do câncer mama. “Ao nascer mulher, temos de 10% a 15% de chance de termos câncer de mama. Por isso a nossa luta para termos o diagnóstico precoce”, afirmou a oncologista, ressaltando também a necessidade de cuidados com de acordo com cada faixa etária, tendo sempre em mente a necessidade de levar em conta hábitos saudáveis de vida.

Já a nutricionista falou e esclarecer dúvidas sobre alimentos antioxidantes, destacando também a importância de ter uma alimentação balanceada, com atenção aos ricos em nutrientes. Ao mesmo tempo da roda de diálogos, o Chá entre Amigas proporcionou também momentos de bem-estar com maquiagem, dicas de beleza e sorteios de brindes.
A CAAMA também disponibilizou para sorteio, entre as presentes, cinematickets para serem trocados por ingressos para filmes no cinema da Kinoplex, no Shopping da Ilha. Neste mesmo dia, também foi ao ar o Programa Saúde CAAMA, ao vivo pela internet, com entrevista com a ginecologista da CAAMA, Edyane Brito, que também falou sobre prevenção e esclareceu dúvidas dobre o câncer de mama.

A programação em alusão ao Outubro Rosa da OAB/MA terá continuidade com uma Ação Social do Hospital Aldenora Bello, no próximo dia 28 de outubro. Neste dia, serão realizadas atividades motivacionais para as pacientes e funcionárias, conversando sobre o enfrentamento da doença e proporcionando momentos de valorização com o próprio corpo, maquiar, cuidar da pele, do cabelo. A OAB/MA realizará doação de lenços para as pacientes do Hospital.