22 Outubro - 2021

ORDEM MARANHENSE PARTICIPA DO III FÓRUM DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DO MARANHÃO E DIALOGA SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Coordenando as discussões do tema “Impactos da Pandemia da Covid-19 nos diversos tipos de Violência contra a Pessoa Idosa”, a OAB Maranhão, por meio da presidente da Comissão Estadual do Direito da Pessoa Idosa, Deborah Cartágenes, participou do III Fórum de Geriatria e Gerontologia, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde.

O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro e, além dos impactos da pandemia, abordou diversos assuntos voltados à saúde da pessoa idosa, como imunização, violência e manejo da caderneta do idoso.

A participação de Deborah Cartágenes ocorreu no segundo dia do Fórum, ao longo da manhã da última quinta-feira. A advogada e Conselheira Federal atuou como moderadora da mesa redonda “Impactos da Pandemia da Covid-19 nos diversos tipos de Violência contra a Pessoa Idosa”, que contou ainda com a participação de Augusto Cutrim, Titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Idoso, e Isabel Lopisic, Assistente Social e Coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção a Violência Contra Pessoas Idosas.

“Foi uma grande satisfação integrar o Fórum de Geriatria e contribuir com as discussões. No Brasil inteiro, percebemos um grande aumento nos índices de violência contra a pessoa idosa ao longo da pandemia. Este é um dos assuntos que precisamos debater, assim como repensar as campanhas de proteção para que consigamos diminuir os prejuízos causados por essa crise sanitária à pessoa idosa”, explicou.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Miranda Cordeiro, o fórum foi idealizado a partir das ações a serem realizadas para a Política da Pessoa Idosa em parceria com a Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria no Maranhão. “Nosso objetivo é trabalhar com os profissionais de saúde de todo o estado, tanto da Atenção Primária, quanto da Atenção Especializada. Estamos dialogando também com as entidades que trabalham conosco no que diz respeito à qualidade de vida e ao envelhecimento saudável desse público”, pontuou Cordeiro.

Ao todo, o Fórum reuniu cerca de 150 profissionais do estado, representantes de entidades que, assim como a Ordem Maranhense, trabalham diariamente na defesa dos direitos da pessoa idosa.