30 Setembro - 2020

OAB/MA VISITA COMANDO DA PM PARA BUSCAR ESCLARECIMENTOS SOBRE AUMENTO DA VIOLÊNCIA NO ESTADO

Nesta terça-feira (29), a OAB Maranhão, por meio da Comissão de Direito Militar, esteve no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão com o objetivo de buscar esclarecimentos sobre a situação atual da segurança pública em São Luís e no interior do estado.

Na oportunidade, o comandante Geral da PM, Coronel Pedro Ribeiro, e o subcomandante da instituição, Nilson Ferreira, receberam a comitiva da Seccional formada pela presidente da Comissão de Direito Militar, Ana Saraiva, e pelo vice-presidente, Farney Ferraz.

A presidente da Comissão de Direito Militar, Ana Saraiva, questionou os motivos que desencadearam a onda de violência na cidade de São Luís nas últimas semanas e quais providências estão sendo tomadas para conter a criminalidade.

“Diante do clima de terror que se instalou na cidade, viemos ao Comando da PM para conversar e saber os reais motivos que culminaram nessa situação, bem como o que está sendo feito nesse período de crise. Precisamos entender o planejamento, com as ações e a estrutura que está sendo disponibilizada para resolver o problema e levar mais calma à população”, afirmou Ana Saraiva.

Quanto aos eventos ocorridos em São Luís, o Cel. Pedro Ribeiro afirmou que grande parte deles ocorreu pela briga de facções por disputa de territórios e pontos de droga distribuídos em toda a região metropolitana, o que acabou ganhando bastante repercussão em virtude da divulgação de inúmeros conteúdos via redes sociais e aplicativos de mensagens, criando um clima de tensão.

“Temos atuado de forma ostensiva para garantir a segurança e tranquilidade de todos. Em virtude dos últimos acontecimentos, colocamos cerca de 130 policiais por dia dentro dos bairros para dar mais visibilidade às nossas ações e para que a população se sinta mais segura”, disse Pedro Ribeiro.

O comandante da PM apresentou um panorama da segurança pública na região metropolitana de São Luís e no estado do Maranhão, destacando as áreas em que têm ocorrido mais registros e que têm demandado mais do efetivo da Polícia Militar por meio de ações repressivas; e expôs também informações sobre a reorganização administrativa que está sendo feita para atender melhor as demandas sociais, como é o caso do Batalhão Tiradentes, que foi transformado em 38ª Batalhão de Polícia Militar (38º BPM), com redimensionamento das áreas de responsabilidade e alterações nas funções internas.

O Cel. Pedro Ribeiro discorreu ainda sobre algumas atividades preventivas que estão sendo planejadas e realizadas com o objetivo de inibir a ação de criminosos e reduzir os índices de criminalidade em curto e médio prazo, como projetos educativos voltados para crianças de comunidades com altos índices de violência.

“Ficamos muito honrados com essa visita e por poder estabelecer esse diálogo com as instituições que realizam o controle externo da sociedade, como a OAB. Estamos sempre abertos e queremos sempre poder dar as respostas por meio de uma polícia preparada, capacitada e que respeita as leis e direitos humanos para atuar e servir à população”, ressaltou o comandante da PM, Pedro Ribeiro, agradecendo a visita da OAB/MA.

O subcomandante da PM, Nilson Ferreira, participou do encontro e destacou a importância dessa aproximação entre as instituições e comunidade para trabalhar em prol da segurança. “É preciso haver um diálogo entre todas as instituições da Segurança Pública, pois desenvolvemos várias operações em todo o estado do Maranhão que incorrem em risco de vida, cerceamento de direitos momentâneos e outros. Essa aproximação serve para que possamos evitar os erros e ajustar nossas condutas por meio do olhar crítico das instituições e do judiciário como um todo”, reforçou Nilson Ferreira.

Ao final, a presidente agradeceu a recepção e reforçou a parceria institucional para atuar juntos em prol da defesa dos direitos da sociedade. “O papel da OAB é de fiscalizar, mas também de ajudar as instituições a cumprirem o seu papel. É preciso haver diálogo e acompanhamento de todas as ações realizadas por elas, como a PM, a fim de garantir a tranquilidade e segurança da população”, finalizou Ana Saraiva.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.