20 Fevereiro - 2020

OAB/MA SEDIA SEMINÁRIO DE ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA DA SEMED

Na terça-feira, 18, a Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu mais de 200 professores para o Seminário de Abertura da Jornada Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos - EJA. O evento foi promovido através de uma parceria entre a Comissão de Defesa da Educação da OAB/MA, Instituto Formação e a Secretaria Municipal de Educação - SEMED.

Com o objetivo de fortalecer o processo educativo, a Jornada Pedagógica é um momento em que os profissionais discutem ideias, ensinam e aprendem de forma coletiva, por meio da análise dos indicadores educacionais, das práticas e vivências escolares.

Nesse ano, o tema escolhido foi “A Contemporaneidade na Educação de Jovens e adultos: metodologias, currículo e aprendizagem significativa”, abordando a educação de jovens e adultos na perspectiva da contemporaneidade, com ênfase nas metodologias de aprendizagem à luz da nova proposta curricular e diretrizes da Base Comum Curricular - BNCC.

Dando início ao Seminário, o Presidente da Comissão de Defesa da Educação, Gustavo Mamede, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela SEMED e como a Ordem tem atuado em parceria com a Secretaria. “Nós, da OAB, queremos apresentar os resultados do pacto que firmamos com os professores, com a sociedade ludovicense, com a Secretaria e todos aqueles alunos que precisam da participação dos Órgãos”, pontuou.

O Tesoureiro da OAB/MA, Kaio Saraiva, cumprimentou os professores e coordenadores presentes no evento. “Cumprimento todos os operadores desta profissão que, se não é a mais bela, está entre as mais belas que existem. Aquela que é a formadora de todas as profissões, que é o professor, que é o magistério”, saudou Saraiva, solicitando ainda uma salva de palmas em homenagem aos educadores.

Quem também comemorou o relacionamento entre OAB e a Secretaria foi o Secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa. “É uma grande satisfação estar na sede da OAB Maranhão, essa Casa secular da Defesa e da Construção da Cidadania brasileira”, comentou o professor, destacando o trabalho feito pela professora Raquel Indiara e sua equipe.

De acordo com uma das palestrantes da noite, Regina Cabral, a Educação de Jovens e Adultos é a segunda oportunidade para a entrada do Ensino Fundamental, ofertada pela Secretaria de Educação. “Sempre irão existir adolescentes e jovens entrando e saindo das escolas, havendo a necessidade dessa oferta bem subjetiva feita pela EJA, que está sempre de portas abertas para que se busque essa modalidade da Educação Básica”, destacou a professora.

Abordando esse tema em seu discurso, a Superintendente da Área de Educação de Jovens e Adultos da SEMED, Raquel Indiara, comentou sobre a importância da nova estruturação da EJA, garantindo a melhoria desta modalidade de ensino. “O objetivo do evento é tratar da implementação da proposta curricular da EJA, reestruturada dentro de toda uma política da nossa rede municipal, movimento que já estava acontecendo no Ensino Regular e a EJA não poderia ficar de fora. É um evento para que os professores percebam que Secretaria e Escola andam juntas. E o caminhar para 2020, dentro de uma proposta pedagógica, é de luta contra a evasão escolar”, analisou a professora Raquel Indiara.

O seminário de abertura contou ainda com apresentação cultural do Projeto Novo Mais Educação, da UEB Newton Neves e UEB Rivanda Berenice, coordenada pelo professor Frank Lúcio Ramos.

A mesa do evento foi composta pelo Presidente da Comissão de Defesa da Educação, Gustavo Mamede; o Diretor-Tesoureiro da OAB/MA, Kaio Saraiva; o Secretário Municipal de Educação, Profº Raimundo Moacir Feitosa; a Secretária Adjunta de Ensino, Profª Maria de Jesus Leite Gaspar; a Superintendente da Área de Educação de Jovens e Adultos, Profª Raquel Indiara; o Gestor da UEB Alberto Pinheiro, Profº Leandro Ferreira da Silva e pela Coordenadora do Núcleo de Currículo da SEMED, Profª Malila Roxo Abreu.