15 Janeiro - 2019

OAB/MA RECEBE DENÚNCIAS DE MORADORES DA COMUNIDADE MATO GROSSO, EM SÃO LUÍS

Na última sexta-feira (12), em reunião com a Controladoria Geral da União (CGU), a Seccional Maranhense da Ordem, por meio das comissões de Direito Difusos e Coletivos e de Direitos Humanos, recebeu denúncias feitas por moradores da comunidade Mato Grosso, localizada na zona rural de São Luís.

A comunidade Mato Grosso se tornou pauta na mídia após o assassinato de três adolescentes, ocorrido no último dia 4 de janeiro.

Em reunião com a comunidade, as comissões da Ordem ouviram relatos dos moradores da região que denunciaram estarem recebendo constantes ameaças de seguranças privados de empreendimentos do setor da engenharia, instalados na localidade.

Outro agravante relatado pelos moradores, seria de que eles estão sendo impedidos de terem acessos às áreas, antes utilizadas para o cultivo do alimento que subsidia a comunidade.

O grupo denunciou, ainda, graves danos ambientais que estariam sendo causados pelas construtoras, como a degradação da vegetação. Segundo eles, a ação da empresa visa gerar especulação imobiliária no entorno da área.

“As comissões da OAB têm sido vigilantes às questões que afetam diretamente a sociedade. Esse é o nosso papel e estaremos trabalhando para averiguar as denúncias recebidas aqui pelos moradores da zona rural de São Luís”, destacou o presidente da Comissão de Direito Difusos e Coletivos, Marinel Dutra.

Para o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Caio Mattos, o caso será acompanhado de perto e precisa de esclarecimento. “A Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA julga necessário que sejam apresentados esclarecimentos a respeito dos assassinatos dos três jovens da Comunidade Mato Grosso, de modo que sejam apurados os indícios de envolvimento das empresas com o fato, assim como a devida identificação da relação de agentes de segurança pública contratados por elas”, afirmou.

Além disso, a OAB Maranhão, por meio de suas comissões, prestará apoio aos familiares das vítimas, buscando as devidas reparações trabalhando em um esforço conjunto sempre para atuar em defesa dos interesses da sociedade.

Estavam presentes na reunião, além dos representantes da Seccional Maranhense da Ordem, Marinel Dutra e Caio Mattos, o representante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Francisco Barros, o ouvidor da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Marcio Rabelo, o auditor da CGU, Welligton Resende, o Deputado Estadual Welligton do Curso, o diretor dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Cleuson Alves, além de familiares das vitimas.