23 Fevereiro - 2021

OAB/MA RECEBE 200 NOVAS ADVOGADAS E ADVOGADOS NA PRIMEIRA CERIMÔNIA DE COMPROMISSO DE 2021

A Seccional Maranhense da Ordem deu início às Cerimônias de Compromisso do ano de 2021. E a primeira delas ocorreu de forma virtual durante a tarde da última segunda-feira, 22/02, transmitida pelas plataformas Zoom e Youtube. Ao todo, a OAB recebeu 200 novas advogadas e advogados que firmaram o compromisso de exercer a advocacia pelo juramento da classe jurídica.

A programação de recepção iniciou com o “Bem-vindos à Ordem”, no qual os compromissandos puderam falar um pouco sobre suas trajetórias e ouvir o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Dihones Muniz, que esclareceu as dúvidas relacionadas aos serviços oferecidos pela OAB, além de dar dicas para superar desafios do começo da carreira advocatícia.

“Hoje, a OAB Maranhão oferece todo o aparato possível para vocês iniciarem na advocacia, através de espaços como: o escritório compartilhado, salas de atendimento, videoconferência e muitos outros serviços. Por isso, uma das principais dicas que eu posso dar a vocês é: tenham planejamento e aproveitem a estrutura da Seccional”, explicou Dihones.

Logo após o “Bem-Vindos à Ordem”, deu-se início à Cerimônia de Compromisso. O presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, abriu os trabalhos, destacando a importância do momento. “Mesmo que de forma virtual, é um prazer vê-los nesta Cerimônia de Compromisso, conferindo a cada um de vocês o título de advogadas e advogados. Para nós, cada Compromisso é único, traz novos sonhos, novas histórias e desafios pelos quais vocês passaram para estar aqui hoje”, iniciou Diaz.

A Secretária Geral da Ordem Maranhense, Ananda Farias, também falou sobre a relevância da Cerimônia para os compromissandos, enfatizando a força da advocacia. “Nos olhos de cada um de vocês, eu vejo sonhos muito semelhantes aos que eu tinha na minha época de compromissanda. Saibam que, ser advogado, é muito mais do que ter a vontade de ganhar uma causa. É conhecer a mesma em detalhes, é topar desafios, estudar com clareza o que vocês vão dizer em uma audiência, é saber o que vocês precisam fazer para chegar ao final de uma ação processual. É ser persistente, acima de tudo”, discursou a Secretária Geral que, em seguida, fez a leitura do Termo de Compromisso.

Ainda no evento, o Diretor-Tesoureiro da Casa, Kaio Saraiva, afirmou que os novos advogados chegam em um momento atípico vivido pela Classe, principalmente por conta do universo digital. ‘Sejam muito bem-vindos a esta instituição, que é a instituição de maior credibilidade desse país. O entusiasmo de vocês me deixa comovido, pois me lembrou, de forma muito especial, do momento em que eu recebi a minha carteira da Ordem. Hoje, vocês chegam na advocacia em um momento atípico. Vocês conhecerão uma nova advocacia, mais imersa ao digital. Mas esse entusiasmo é importante para que vocês possam aplicar as ferramentas necessárias para adentrar nesse novo mercado de trabalho”, comentou Saraiva.

No fim da Cerimônia, o presidente Thiago Diaz falou sobre o atual momento de dificuldades causadas pela pandemia, mas enfatizou o papel imprescindível que a advocacia desempenha na sociedade, principalmente nesse contexto. “Todos nós queremos superar os obstáculos e virar essa página difícil de nossa história contextualizada pela pandemia. Sairemos dessa pandemia muito mais fortalecidos, e cabe a cada um de nós compreender o papel que desempenhamos na sociedade. A advocacia é profissão de guerreiros, de desafiadores, de abnegados que lutam diuturnamente por dias melhores para si e para a sociedade. E esse é um primado basilar da Ordem dos Advogados do Brasil enquanto instituição”, finalizou Diaz.