16 Março - 2018

OAB/MA PROMOVE I COLÉGIO DE PRESIDENTES DA COMISSÃO DA MULHER E DA ADVOGADA

No intuito de padronizar as ações desenvolvidas e de instituir pautas que reforçam a atuação das advogadas e mulheres em geral na sociedade, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), realizou o I Colégio de Presidentes da Comissão da Mulher e da Advogada, na sede da OAB/MA, na manhã desta sexta-feira (16/03).

Abrindo o encontro, o presidente da Seccional Maranhão, Thiago Diaz, parabenizou as advogadas representantes das subseções da OAB no Maranhão. “Hoje é um dia histórico, pois estamos nos reunindo para fazer uma profunda reflexão, com diálogos e debates, para que possamos alcançar garantias, que são direitos de todas as mulheres”, concluiu.

Para o presidente Thiago Diaz, a inédita ação do Colégio de Presidentes da Comissão da Mulher Advogada representa o avanço na busca da valorização da mulher advogada, visando a igualdade de gênero e o respeito, com o aprimoramento de ações.

O encontro vem buscar uma integração dos serviços oferecidos pela OAB/MA, para que exista uma padronização dos procedimentos. “A ideia é que nossas pautas repercutam nas subseções, além de possibilitar o entendimento plenamente e o funcionamento da OAB/MA”, pontuou a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da Seccional Maranhão, Ananda Farias.

As representantes das Comissões da Mulher e da Advogada da OAB/MA, nos municípios maranhenses, realizaram uma visita na sede da OAB/MA. “Como muitas advogadas nunca tinham vindo à sede, fizemos uma apresentação, passando pela tesouraria, pela Comissão de Prerrogativas, pela Caixa de Assistência do Advogado do Maranhão (CAAMA), para que elas possam se integrar da rotina da Casa”, ressaltou Ananda.

A advogada membro da Comissão da Mulher e da Advogada da subseção da OAB em Balsas, Ivanete Roder, falou da importância do evento para consolidar ações que amparam a mulher. “Essa é uma grandiosa reunião que traz o alinhamento dos nossos discursos. Agora a gente sai daqui com uma bagagem grande, por ter tido a oportunidade de trocar experiências com outras colegas de subseções”, pontuou.

A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA em Codó, Tina Almeida, ressalta que é interessante trazer o assunto para a discussão. “Porque a advocacia, de uma maneira geral, já tem muitas de suas prerrogativas violadas no dia a dia, o que prejudica a nossa atuação profissionalmente. E quando você é mulher, esse recorte profissional ainda é mais profundo. Então, é fundamental que a OAB trabalhe essa temática para promover políticas públicas que nos fortaleçam”, comentou.

No final do evento, as advogadas assinaram a Carta de São Luís do I Colégio de Presidentes da Comissão da Mulher e da Advogada, que informa todas as deliberações decididas durante o encontro.

Participaram do I Colégio de Presidentes da Comissão da Mulher e da Advogada, além do presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o vice-diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), Kaio Vyctor Saraiva, o presidente do Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina e Conselheiro Estadual da OAB, Antônio Gaspar, a diretora executiva da ESA, Liliane Furtado, a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Ananda Farias, a vice-presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Vivian Bauer, a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Seccional do Maranhão, Ana Karolina de Carvalho Nunes, e a secretária-geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/MA, Cristiane Ribeiro.

Representando as subseções da OAB no Maranhão, estiveram presentes a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da subseção da OAB/MA em Imperatriz, Raquel Gonçalves de Andrade Paz, a membro da Comissão em Açailândia, Adelia Silveira, a vice-presidente da Comissão em Presidente Dutra, Pauliceya Mateus, a Presidente da Comissão em Pedreiras, Ivone Silva, a membro da comissão em São João dos Patos, Wirajane Barros de Santana, a membro da Comissão em Caxias, Francisca Freitas, a presidente da Comissão da Subseção de Santa Inês, Fernanda Ventura, a representante da Comissão em Balsas, Ivanete Roder, e a presidente da Comissão de Codó, Tina Almeida.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.