07 Outubro - 2019

OAB/MA PRESENTE NO VIII CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão de Direito Marítimo Portuário e Aduaneiro (CDMPA), participou do VIII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, no auditório do Superior Tribunal de Justiça – STJ, entre os dias 3 e 4 de outubro, na cidade de Brasília/DF. O evento foi organizado pela Comissão de Direito Portuário e Marítimo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (CDPM/OAB-DF).

Pela Seccional Maranhense da Ordem marcaram presença além da presidente da Comissão de Direito Marítimo Portuário e Aduaneiro, Najla Buhatem, as advogadas e integrantes da CDMPA Lidia Pflueger, Fernanda Mendonça e Mayana Stella.

No segundo dia do evento, Najla Buhatem atuou como mediadora do painel “As convenções internacionais da navegação e o judiciário brasileiro”, que teve como presidente de mesa Thiago Testini de Mello Miller, Presidente da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Seccional da Ordem dos Advogados de São Paulo. O painel contou ainda com a presença do Capitão de Fragata Wellington Nogueira Camacho, Assessor Jurídico da Diretoria de Portos e Costas – DPC, da Dra. Eliane Maria Octaviano Martins, Advogada, Diretora dos cursos de Pós Graduação da Maritime Law Academy e Professora do Curso de Mestrado da UNIFIEO, e do Dr. Lucas Leite Marques, Membro da Comissão Especial de Direito Portuário e Marítimo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados e Sócio do Kincaid l Mendes Vianna Advogados Associados.

“Uma honra poder representar a OAB Maranhão em evento de tamanha magnitude para os operadores do direito marítimo, portuário e aduaneiro”, apontou Najla Buhatem, presidente da Comissão de Direito Marítimo Portuário e Aduaneiro da OAB/MA.

Realizado anualmente desde 2012, trata-se do principal evento realizado no Brasil sobre o tema e conta com a presença de autoridades do Judiciário e do Executivo relacionadas (diretamente ou indiretamente) ao setor, almejando alcançar, ainda, operadores do direito, associações, empresas e estudantes de direito. O congresso busca sempre fomentar entre os debatedores e demais presentes, tanto da área jurídica, quanto dos setores de comércio e indústria, a discussão sobre os principais temas afetos aos Direitos Marítimo, Portuário e Aduaneiro na atualidade, na busca de soluções para a otimização, logística, economia e, claro, as perspectivas de futuro diante das últimas crises econômicas e institucionais, que assolaram o país.