10 Agosto - 2022

OAB/MA PARTICIPA DO 14º COLÉGIO DE DIRETORES-TESOUREIROS DOS CONSELHOS SECCIONAIS

A OAB Maranhão trabalha para construir uma advocacia cada vez mais fortalecida. Por isso, a diretoria faz questão de estar presente nos eventos de âmbito nacional, promovidos pelo Conselho Federal da Ordem. E na última terça-feira, 09/08, foi dia da Tesoureira da OAB/MA, Mariana Berredo, integrar o 14º Colégio de Diretores-Tesoureiros dos Conselhos Seccionais. O evento foi realizado na sede do CFOAB, em Brasília.

Ao longo do Colégio, foram discutidas questões técnicas relacionadas à tesouraria na busca permanente pelo aprimoramento, transparência e o controle na qualidade do gasto dos recursos da advocacia.

“Participar de eventos como esse é sempre muito importante, pois é a oportunidade que temos para falar da realidade da Seccional e sugerir formas para melhor uso dos recursos da classe, assim como encontrar soluções para resolver problemas ligados à inadimplência. É preciso entender os motivos da inadimplência e oferecer condições viáveis para que advogadas e advogados possam regressar ao Sistema OAB”, pontuou a diretora-tesoureira da Seccional Maranhense, Mariana Berredo.

Abrindo os trabalhos do dia, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, afirmou que “o Conselho Federal está disponível desde o primeiro momento. Temos feito reuniões e vamos retomar esse calendário, passado o recesso do mês de julho, com todos os presidentes e tesoureiros para conhecer a situação de cada seccional e as formas como o Conselho Federal pode contribuir. Desde o amparo às menores seccionais, até a estruturação de novos ambientes dentro do sistema. Reitero a confiança que tenho em todos os diretores-tesoureiros seccionais”, expressou Simonetti.

Para o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos, o trabalho deve ser feito em direção à busca do equilíbrio do sistema. “Discutimos várias questões técnicas relacionadas à tesouraria na busca permanente pelo aprimoramento, transparência e o controle na qualidade do gasto dos recursos da advocacia. Os tesoureiros são fundamentais para o sistema. Cabem a eles o zelo, a guarda e a boa aplicação dos recursos da advocacia”, explicou.

Ainda no encontro, foi apresentado o projeto-piloto nacional denominado “Plano de Recuperação de Anuidades”, que será executado, primeiramente, no âmbito da seccional do Rio de Janeiro. A proposta prevê condições especiais para que advogadas e advogados inadimplentes possam regularizar a sua situação.