08 Outubro - 2021

OAB/MA PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DA COMISSÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA PARA DEBATER O ESTATUTO DO IDOSO NA ATUALIDADE

A OAB Maranhão, por meio da Conselheira Federal e presidente da Comissão Nacional e Estadual do Direito da Pessoa Idosa, Deborah Porto Cartágenes, participou do I Encontro Virtual do Colegiado, que trouxe como pauta principal o tema “A Pessoa Idosa e o Estatuto do Idoso na Atualidade”, através de uma série de palestras para abordar os mais variados aspectos da norma. O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro.

“Estou emocionada e orgulhosa em participar da Comissão e ter cada um de vocês como parceiros. Parabenizo a Dra. Márcia pela iniciativa desse evento composto por tantos palestrantes. Agradeço a todas e a todos pelo brilhante evento. Vocês estão de parabéns!”, expressou Deborah Cartágenes, emocionada.

Para o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, o encontro representou o momento de fazer uma grande reflexão sobre os direitos das pessoas idosas, principalmente pelo atual contexto. “Muitas vidas de pessoas idosas foram ceifadas pela Covid-19. Nós, enquanto advogados e advogadas, precisamos lutar pelo direito de todos, e o direito mais importante é o direito à vida. É preciso também atuar para preservar os nossos idosos, que são grandes patrimônios em nossa sociedade”, afirmou Noronha.

A presidente em exercício da CNDPI, Marcia Braz, também reafirmou a importância do encontro. “Discutir o Estatuto é pensarmos o nosso futuro. Precisamos cobrar das autoridades competentes e de toda a sociedade em geral, ações que possam efetivamente contribuir para que o futuro dos idosos seja melhor, com mais qualidade de vida, com maior expectativa de vida, com independência e apoio das autoridades”, pontuou.

Acompanhe tudo o que rolou no evento:

1º dia: https://www.youtube.com/watch?v=eP-TR0voJfI&t=6708s

2° dia: https://www.youtube.com/watch?v=AR_NXUN92Rg