30 Junho - 2020

OAB/MA INICIARÁ VOLTA AOS TRABALHOS PRESENCIAIS DE FORMA GRADUAL, A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA,01/07

Na manhã desta terça-feira, 30 de junho, a Diretoria da OAB Maranhão se reuniu, por videoconferência, com todos os seus funcionários e presidentes das Subseções. O tema do encontro virtual foi a volta das atividades presenciais da Ordem, que se dará de modo gradual e seguindo um plano de contingência a partir desta quarta-feira, 1º de julho, no mesmo horário de funcionamento: das 9 às 18 horas. Atividades como reuniões e cursos ainda serão realizadas de forma online.

Conduzindo a reunião, o vice-presidente da Ordem, Heleno Mota, ao lado de Ananda Farias, Secretária-Geral, e Valéria Regino, Secretária-adjunta, tiraram todas as dúvidas dos participantes acerca das medidas de proteção do plano, que possui 36 páginas e explica como cada funcionário deve se proteger do coronavírus durante a jornada de serviço.

Este documento foi planejado por uma empresa especializada em saúde e segurança do trabalho, que fez todo o processo de descrição da sede da Ordem, assim como as atividades exercidas tanto na Seccional, quanto nas Subseções. A parir de então, atendendo à realidade de cada setor, foram descritas as medidas de prevenção, de acordo com as instruções da Organização Mundial da Saúde.

“Precisamos ter o zelo de estar em conformidade, não só com as regras contingenciais, mas com o cuidado consigo mesmo e com o coletivo. Assim, acredito que vamos minimizar qualquer risco de contágio e transmissão do vírus. Então eu vejo que, de um modo geral, o plano está bem traçado, com informações criteriosas. A Seccional está oferecendo toda a infraestrutura, por isso, precisamos da colaboração de todos”, declarou o vice-presidente da OAB Maranhão, Heleno Mota.

Com a volta das atividades presenciais, cada setor receberá equipamentos de proteção. Só será permitida a entrada de pessoas com máscara. Funcionários do grupo de risco continuarão trabalhando de forma online, assim como aqueles que testaram positivo para a covid-19. Todos serão submetidos ao teste antes de voltar aos trabalhos. E as salas menores da Ordem e das Subseções terão regras de limite de pessoas.

“A OAB vai disponibilizar todos os equipamentos de segurança necessários. A higiene é prioridade, assim como todas as regras que já são de conhecimento de todos. Terá um atendimento voltado a essas medidas, desde a portaria, e todos os funcionários receberão o plano de contingência”, comentou a Secretária-adjunta, Valéria Regino.

Já a Secretária-Geral da Ordem, Ananda Farias, deu destaque aos funcionários do grupo de risco. “As situações de risco serão analisadas individualmente, caso a caso. Mais do que nunca, precisamos de vocês, mesmo de forma online, pois vocês são os funcionários mais antigos da Casa, que estão extremamente alinhados e que sabem lidar com todos os setores. Então, mesmo que não seja presencialmente, vocês serão essenciais nesse momento de volta”, destacou.

“A retomada das atividades na Ordem, dentro desse novo normal, não poderia deixar de ser feita em respeito à segurança, em primeiro lugar, daqueles que de fato fazem esta Casa funcionar todos os dias para sempre bem atender a advocacia, que são os nossos colaboradores. Por isso, a diretoria da Seccional optou por adotar esse plano de segurança que está em consonância com todas as regras e determinações das entidades estaduais e municipais de saúde trazendo segurança nesse retorno de suas atividades e também das advogadas e advogados e do público em geral”, afirmou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

O plano de contingência está passível a modificações conforme as necessidades apresentadas em sua execução.