02 Dezembro - 2017

OAB/MA FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO COM O INSS COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DIA A DIA DO ADVOGADO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão de Direito Previdenciário, firmará, no próximo dia 06 de dezembro, quarta-feira, às 9h, no Auditório da Seccional, em São Luís, o Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A parceria proporcionará oferta de treinamentos gratuitos sobre o programa “INSS Digital” para os advogados. Além da capacitação, a OAB/MA estará entregando em sua sede a sala do INSS. Uma iniciativa inédita dentre as Seccionais, que tem por objetivo um atendimento especializado aos advogados para que possam tirar suas dúvidas sobre o programa “INSS Digital”.

“Facilitar e tornar mais prático o dia a dia do profissional é no que estamos focados. Entendemos que com os treinamentos e esse posto para esclarecer as dúvidas dos advogados, a utilização do programa “INSS Digital” será rápida e eficiente tanto para o profissional quanto para o beneficiário”, ressaltou Thiago Diaz, presidente da OAB/MA.

Agilidade no atendimento

Com a implantação do “INSS Digital”, o advogado poderá enviar do seu escritório o processo sem o seu cliente precisar ir a uma agência do INSS. Outra vantagem será a possibilidade dos processos serem analisado por qualquer unidade do INSS da Federação. “É um sistema há muito esperado e que imprime celeridade e funcionalidade há muito aguardos no sistema do INSS”, esclareceu o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Flávio Samuel Santos.

A data da assinatura do termo de cooperação marcará, também, a inauguração do espaço do INSS na sede da OAB/MA. Um funcionário do INSS será responsável em atender os advogados, esclarecendo todas as dúvidas com fins de que o advogado possa usar a plataforma de seu escritório com o máximo de autonomia. A Ordem cederá toda a estrutura física necessária, além dos equipamentos necessários ao funcionamento da sala.

Sobre o INSS Digital

Trata-se de uma ferramenta que combina aspectos presenciais e remotos para melhorar o atendimento previdenciário à população. Visa tornar os procedimentos céleres e eficazes. Na plataforma, os profissionais vão encontrar a preparação e instrução de requerimentos para posterior análise do INSS, a quem cabe reconhecer ou não o direito à percepção de benefícios. Os requerimentos de serviços e/ou benefícios previdenciários serão efetuados pelos advogados cadastrados, com a digitalização e autenticação dos documentos necessários à análise.

O quê: Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a OAB/MA e o INSS para capacitação no programa “INSS Digital” e entrega da Sala do INSS na sede da OAB/MA
Quando: 06 de dezembro de 2017Hora: 9hLocal: Auditório da OAB/MA, Avenida Carlos Cunha, São Luís.