10 Agosto - 2018

OAB/MA encerra semana com uma série de celebrações em homenagem ao Dia do Advogado

Com a presença marcante do público, o “Seminário Justiça e Cidadania”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), em São Luís, foi encerrado na noite de ontem (9 de agosto) com um coquetel realizado em alusão ao Dia do Advogado, celebrado neste sábado.

Em homenagem à advocacia do estado, a OAB/MA, em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA) e a Caixa de Assistência de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), realizou uma programação ao longo da semana, dando ênfase na última quarta e quinta-feira, quando ocorreu a realização de quatro palestras jurídicas, com profissionais renomados da área do Direito.

O conjunto de ações integrou a agenda da “Semana do Advogado”, que aconteceu de 6 a 10 de agosto. As atividades foram desenvolvidas pela OAB/MA com o objetivo de valorizar o trabalho executado pela advocacia maranhense. A Semana do Advogado garantiu à advocacia maranhense uma série de ações voltadas para a atividade jurídica com discussões a respeito das legislações brasileiras, além de programas de saúde voltados ao profissional da categoria. “Temos buscado fazer uma semana para celebrar o dia deste profissional que é indispensável na administração da Justiça, indispensável no Estado Democrático de Direito e que milita no dia a dia nos corredores do Fórum. Nós da Ordem estamos muito felizes em parabenizar a advocacia do Maranhão, chegando o dia 11, Dia do Advogado, com um conjunto de benefícios para nossa categoria”, pontuou o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

O presidente da Seccional Maranhão ressaltou a importância da organização de uma semana repleta de atividades voltadas para a categoria. “Para isso organizamos uma semana intensa em homenagem, que se iniciou com a instalação do Conselho da Jovem Advocacia da OAB/MA, um marco histórico. Estivemos também ao longo desta semana prestando serviços médicos aos advogados. E encerramos com um café no Fórum, durante outro grande marco, a inauguração da nova Sala do Advocacia totalmente equipada com aparelhos tecnológicos”, ressaltou.

Dentro das ações para a classe, a CAAMA esteve com uma equipe de profissionais da área médica, no Fórum Desembargador Sarney Costa e na Justiça do Trabalho, realizando ações de saúde em prol do bem estar do advogado e da advogada do Maranhão.

Seminário Justiça e Cidadania

Trazendo temáticas contemporâneas e que se destacam no meio jurídico, a ESA abriu a Semana Jurídica, na quarta-feira, com a palestra “A Lógica da Cidadania à Luz do Direito do Consumidor”, ministrada pela a diretora presidente do PROCON/Maranhão, Karen Barros. “Eu trouxe números e atuação do Procon Maranhão para debatermos o acesso à cidadania e à Justiça em nosso estado. O que verificamos é que no âmbito nacional há uma crise política e ideológica e de credibilidade dos órgãos públicos. Percebemos no cenário atual que existem agências reguladoras expressamente advogando para fornecedores e grandes empresários do país. Então, precisamos refletir sobre esses pontos”, avaliou.

Na mesma noite, a doutoranda em Ciências Jurídicas, Luane Lemos Agostinho, apresentou a palestra “A Cidadania como Protagonista no Debate Ecológico”. “Trabalhar o tema de cidadania e hoje não falar de debate ambiental é um pouco desconexo, porque o eixo ambiental, como outros temas, envolve uma perspectiva global. Hoje precisamos atuar de uma forma ativa para mudar a realidade mundial. A cidadania como antes pensada, dentro de um eixo pequeno, foi redimensionada para uma cidadania global. Partindo disso, a ideia é que o cidadão possa atuar ativamente para mudar a realidade do mundo como um todo, não pensando apenas no espaço em que vive”, resumiu.

Na quinta-feira, o seminário Justiça e Cidadania levou ao grande público as palestras: “A Cidadania e a Administração Pública”, com o procurador do Estado do Maranhão, Marcus Bacellar, e que teve como debatedor o procurador do Estado do Maranhão, Bruno Tomé Fonseca.

A última palestra realizada na Semana Jurídica foi “Mediação e Arbitragem enquanto meios de acesso à Justiça”, ministrada pelo presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão/CBMAE-MA, Ivaldo Praddo, e que teve como debatedor o Conselheiro Estadual da OAB/MA, o advogado Roberto Gomes.

Para o presidente da Ordem, Thiago Diaz, as atividades são importantes para que os advogados possam, além de acompanhar a evolução de discussões das Leis, estabelecer uma convivência necessária entre os advogados. No final da noite, a OAB/MA ofereceu aos presentes, no salão de entrada da sede da Seccional Maranhão, um coquetel para mais uma vez celebrar os advogados e advogadas, e o sucesso da Semana Jurídica.

Estiveram presentes na programação dos eventos, além do presidente da Ordem, Thiago Diaz, o presidente vitalício da OAB/MA, José Carlos Silva; a presidente da Comissão de Direito de Família, Vivian Bauer; o diretor da ESA, João Batista Ericeira; o vice-presidente da ESA, Kaio Vyctor Saraiva; a diretora executiva da ESA, Lilianne Furtado; o presidente da CAAMA, Diego Sá; o conselheiro federal da Ordem, Alex Murad; os referidos palestrantes, advogados, estudantes do curso de Direito, além dos membros da sociedade civil.