29 Abril - 2022

OAB/MA DÁ POSSE À DIRETORIA DA PRIMEIRA COMISSÃO DOS DIREITOS DOS AUTISTAS

Emoção, inclusão e felicidade marcaram a solenidade de posse da primeira Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB Maranhão, realizada na manhã desta sexta-feira, 29 de abril. Esta Comissão tem como incumbência a realização de debates sobre as demandas e ações voltadas para a saúde, educação e todos os direitos que amparam os autistas, além de promover o diálogo entre familiares e o poder público.

Na oportunidade, tomaram posse: Ana Karina Cunha da Silva, como presidente, e Wellington Beckman Saraiva, como vice-presidente, além de diversos membros que integram a comissão.

O presidente da Ordem Maranhense, Kaio Saraiva, ressaltou a importância da comissão, que terá uma atenção especial para as crianças que estão em desenvolvimento. Saraiva aproveitou ainda para reafirmar o compromisso da OAB com a causa.

"A Ordem estará à disposição. Que nós, em gestão, possamos sempre nos unir por bons propósitos. E, o que nos mova sempre sejam as causas, e não os cargos. Acredito que, assim, nós conseguiremos fazer a diferença e atender aos anseios da advocacia e da sociedade. Coloco-me como um soldado à disposição para trabalhar em prol de cada um de vocês. Não podemos fechar os olhos ou ignorar os traços de autismo em crianças, pois isso compromete o desenvolvimento em diversos âmbitos sociais. A Comissão terá como principal missão amparar as pessoas autistas e suas famílias”, afirmou Kaio Saraiva.

Emocionada, a presidente da Comissão dos Direito dos Autistas da Seccional, Ana Karina Cunha da Silva, destacou que a criação da comissão representa uma conquista para os autistas e para a advocacia maranhense, por ser pioneira nas ações voltadas a esse público.

“Eu sonhei muito em trazer para o Maranhão esse amparo, poder levar o conhecimento, a verdade e a justiça. Hoje, estamos aqui para firmar esse compromisso com o intuito de lutar ao lado dos familiares dos autistas e contribuir para uma vida digna a todas e todos", afirmou Ana Karina Cunha.

Também enfatizando a importância do tema, a presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Nacional, Marlla Mendes, de forma virtual, comunicou o quanto a existência da comissão é fundamental para mudar a realizade de diversas pessoas autistas. "O motivo da comissão nacional é, justamente, dar voz a essas pessoas e a suas famílias que sofrem diariamente. É preciso acolher, abraçar e solidarizar-se com a dor do próximo", discursou Mendes.

Ainda na solenidade, representantes da Associação de Amigos do Autista do Maranhão (AMA-MA) agradeceram a OAB pela iniciativa. Muitos membros da AMA possuem filhos autistas, por isso, eles compartilharam um pouco das vivências de quem acompanha de perto essa realidade e conhece o que é preciso mudar.

Estiveram presentes: o presidente da Seccional Maranhense, Kaio Saraiva; a vice-presidente, Tatiana Costa; o secretário-geral, Gustavo Mamede; o secretário-geral adjunto, Vandir Fialho Junior; membros de diversas comissões da Casa e  representantes da Associação de Amigos do Autista do Maranhão (AMA-MA). De forma virtual, participou a presidente Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Nacional, Marlla Mendes.