11 Agosto - 2022

OAB/MA CELEBRA O MÊS DA ADVOCACIA COM QUALIFICAÇÃO, ESPORTE, ENTREGA DE ESTRUTURAS PARA ADVOCACIA E AÇÕES PARA A SOCIEDADE

Entrega de sede e salas, ciclo de palestras, compromissos, combate à violência contra a mulher, eventos esportivos e confraternização compõem a programação em comemoração ao Mês da Advocacia. A programação é desenvolvida por meio das comissões da OAB/MA e da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA).

Com uma história, construída por milhares de advogadas e advogados maranhenses ao longo de 90 anos, a Ordem Maranhense avança em sua trajetória de conquistas com modernização, melhorias, qualificação e valorização da advocacia. É uma gestão marcada pelos reencontros, principalmente, os presenciais, que acontecem na Casa da Advogada e Advogado por todo o Maranhão.  “Juntos estamos avançando e construindo melhores condições de trabalho para a Advocacia”, afirma o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Das oito diretrizes de gestão que contemplam mais de cem propostas apresentadas, realizamos e efetivamos 31%. Conquistas alcançadas pelo trabalho em conjunto da Diretoria, Conselheiros Seccionais e Federais, Presidentes de Subseções e Comissões, ESA, TED e da CAAMA. “Muitos foram os avanços nos últimos anos, hoje o nosso objetivo é buscar a democratização de nossa instituição e a interiorização da nossa Ordem”, afirma o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Entrega de Estruturas

Na programação especial de agosto, além do Compromisso de novos profissionais, foram entregues as Salas da Advocacia na Baixada Maranhense, nas cidades de Carutapera, Cândido Mendes e Maracaçumé, todas na área de abrangência da Subseção Pinheiro. Já a Subseção Codó ganhará uma nova sede, mais ampla e moderna para atender a advocacia da região.

Qualificação

No dia 16 de agosto, a classe terá a oportunidade de acompanhar um evento especial, o I Ciclo de Palestras para Conscientização e Valorização da Advocacia, oportunidade em que serão abordados temas importantes para a advocacia e haverá o lançamento do Manual de Publicidade da Advocacia, idealizado pela diretoria e membros da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia.

O mês segue com a Capacitação para o “Agosto Lilás”, projeto criado para alertar a sociedade para o aumento de casos de violência contra a mulher e estimular o combate a essas práticas, principalmente dentro do ambiente doméstico e tendo como base a ampla divulgação da Lei Maria da Penha.

Outro tema abordado será a importância da Oratória no meio jurídico pelo curso Comunicação: o "X" da Questão, fruto da parceria entre a ESA/MA, Subseção Timon e a Comissão da Mulher e da Advogada, também está na programação um seminário na OAB Subseção Bacabal.

Outras importantes ações voltadas também para a sociedade visam conscientizar sobre o incentivo à doação de leite materno e o combate à violência contra a mulher, fortalecendo as campanhas do “Agosto Dourado” e do “Agosto Lilás”. Iniciativas que envolvem a CAAMA e as comissões de Direitos da Família, da Saúde e de Defesa dos Direitos da Mulher e da Advogada.

Jogos de Verão

Os Jogos de Verão da Advocacia promoveram momentos de esporte e lazer para a classe. Os jogos foram realizados pela OAB/MA, por meio das comissões de Esportes e da Jovem Advocacia, em conjunto com a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) e tiveram seis modalidades:  vôlei de areia, futevôlei, futmesa, beach tênis, queimado e LPO.

Gestão com resultado

No ano do aniversário de 90 anos e no mês voltado para a classe, a gestão apresenta atuação em oito eixos que proporcionam benefícios para a advocacia, pautados na modernidade, defesa de prerrogativas, qualificação, valorização da mulher, jovem advocacia, advocacia Sênior e Subseções.

Esse trabalho é coletivo e desenvolvido por diversos braços, na pessoa do presidente Kaio Saraiva e sua diretoria: Tatiana Costa (Vice-presidente), Gustavo Mamede (Secretário-Geral), Vandir Fialho (Secretário-Geral Adjunto), Mariana Berredo (Tesoureira), do Conselho Seccional da OAB/MA; os presidentes de 17 Subseções, das mais de 50 Comissões e da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA).

Veja ações realizadas e ainda previstas para o mês de agosto:

• Entrega de 03 salas da Advocacia na Baixada Maranhense (Carutapera, Cândido Mendes e Maracaçumé);
  • Café da Manhã em Celebração ao Dia da Advocacia, 11 de agosto;
  • Solenidades de Compromisso, dia 15 de agosto;
  • I Ciclo de Palestra para Conscientização e Valorização da Advocacia Maranhense, dia 16 de agosto;
  • Imersão "O Tribunal do Júri: do Plenário aos Quesitos", 24 de agosto.
  • Entrega de nova sede da OAB Subseção Codó, dia 31 de agosto.
  • Campanha de incentivo à amamentação e doação de leite materno (Agosto Dourado)
  • Capacitação para o combate à violência contra a mulher (Agosto Lilás).