11 Outubro - 2019

OAB MARANHÃO REALIZA ESCOLA DA JOVEM ADVOCACIA PARA OFERECER CONHECIMENTOS NAS ÁREAS DE DIREITO EMPRESARIAL E DE FAMÍLIA

Nesta quinta-feira (10), a OAB Maranhão, por meio das Comissões da Jovem Advocacia e de Direito das Famílias, realizou o minicurso Escola da Jovem Advocacia, na sala da ESA, em sua sede, com o intuito de fornecer informações detalhadas sobre a atuação de cada área do Direito aos jovens advogados, permitindo que escolham sua especificidade com mais propriedade.

Os dois temas abordados nesta edição foram Direito Empresarial e Direito de Família, ministrados pelas advogadas Amanda Fontes e Anna Valéria Miranda, respectivamente. Em suas apresentações, elas destacaram aspectos como perfil, características e conhecimentos necessários para o profissional da advocacia atuar nestes cenários.

Eventos como esse fazem parte da política da Escola Superior da Advocacia (ESA), em parceria com as Comissões, que tem feito um trabalho minucioso no sentido de oferecer capacitação à classe advocatícia, principalmente para os novos advogados.

“Os eventos de qualificação são muito importantes para promover o conhecimento e atualização desses novos profissionais. Os jovens advogados são acolhidos por esta Casa, não apenas na entrega do número da OAB, mas fornecendo conhecimentos para que possam embasar melhor sua decisão de carreira”, afirmou Alfredo Góes, diretor de ensino à distância da ESA.

Dentro do Direito Empresarial, a palestrante Amanda Fontes destacou a necessidade do profissional atuar enquanto parceiro da organização para prevenir e orientar os processos. “O mundo mudou e, com isso, a advocacia também precisa acompanhar essa dinâmica, atuando como um profissional mais participativo, empático e estratégico. Ele precisa se apresentar como um parceiro legal do negócio”, disse Amanda.

No Direito de Família, o profissional precisa entender que está lidando com a lei, pois precisa ter o conhecimento técnico, mas também lida com sentimentos, com pessoas. Então, o olhar deve ser diferente. Para construir uma justiça mais humanizada, é preciso entender que não há mais espaço de ringue, de disputa, mas sim de composição”, ressaltou Anna Valéria Miranda, advogada com vasta experiência na área de Família.