04 Fevereiro - 2020

OAB MARANHÃO PROMOVE AULA SOBRE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS PARA ESTUDANTES DO ISBET

Na tarde desta segunda-feira, 3, a OAB Maranhão recebeu a visita de 31 estudantes do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento – ISBET, na Sala I da Escola Superior de Advocacia – ESA, para uma aula sobre cidadania e direitos humanos ministrada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos Rafael Silva.

A aula foi uma oportunidade de criar diálogo com parte da juventude maranhense sobre o tema cidadania e direitos humanos, além de conhecer a visão que cada um deles tem sobre a realidade social. Nesse sentido, a OAB/MA, por meio de suas comissões, busca estar sempre próxima da população. Por isso, parcerias com instituições se tornam importantes e reforçam o papel social da Seccional Maranhense da Ordem.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Rafael Silva, destacou a importância da Seccional do Maranhão atuar em conjunto com instituições e elogiou a postura de solidariedade dos estudantes presentes no evento. “É importante que a OAB tenha relação com as mais diversas instituições, entidades, sejam elas públicas ou privadas. E essa palestra traz um público de jovens que estão lutando para ter espaço e um trabalho digno. É uma juventude responsável, lutadora e, ao mesmo tempo, muito atenta a problemas que envolvem diversos grupos sociais. Os jovens têm uma preocupação com o outro, pautada na ideia de solidariedade. E isso me surpreendeu muito positivamente”, afirmou.

A professora Lidiane dos Anjos comentou sobre a importância dos temas debatidos. “A palestra vai desenvolver e enriquecer mais o desenvolvimento dos alunos como pessoa e como cidadãos, além do grande aprendizado adquirido, uma vez que todos são aprendizes em uma sociedade na qual o mercado de trabalho exige muito de cada um deles”, ressaltou.

Já o estudante do ISBET, João Pedro, expressou sua satisfação em relação à forma como os assuntos foram colocados. “A palestra foi excelente, pois foi dado um panorama tanto da parte histórica, quanto da parte da cidadania e de gêneros. Além das distinções e exemplos sobre como podemos exercer nossa cidadania da melhor forma para chegarmos a uma sociedade mais igualitária”, avaliou o aluno.

Saiba mais sobre o ISBET

Com 48 anos de existência, o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) tem o objetivo de preparar futuros profissionais. É pessoa jurídica de direito privado, sem vínculos político-partidários e sem fins lucrativos. A principal atuação do Instituto é focada na integração, voltada para colocação dos estudantes em estágios, como entidade qualificadora de programas de aprendizagem, ambos em empresas públicas e privadas. O Isbet promove estudos, cursos, palestras, seminários, além de organizar projetos de assessoria, entre o sistema de ensino e as empresas.