20 Novembro - 2019

OAB MARANHÃO PARTICIPA DE SOLENIDADE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA BANDEIRA

Na ultima terça-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, por meio da sua Comissão de Direito Militar, se fez presente na solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira, promovido pelo 24° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) – Batalhão Barão de Caxias.

O evento, realizado na Praça Duque de Caxias, em frente ao Batalhão, contou com a participação de escolas, autoridades civis e militares. A Ordem foi representada pela presidente, Ana Saraiva, pelo vice-presidente, Farney Douglas Ferraz, e pelo secretário geral, Carlo Dimitri, da Comissão de Direito Militar.

A cerimônia constou do hasteamento do Pavilhão Nacional, canto do Hino à Bandeira, incineração das Bandeiras inservíveis pelo S Ten Trovão, praça mais antiga da organização militar, conforme estabelece o cerimonial e leitura da mensagem do Comandante do Exército alusiva à data.

A presidente da Comissão de Direito Militar, Ana Saraiva, agradeceu o convite para participar da comemoração em homenagem à bandeira do Brasil. “Muito honrada e grata em participar desta solenidade alusiva ao dia do soldado a convite do Tenente Coronel Sousa Filho. A Comissão de Direito Militar não poderia deixar de prestigiar momento tão solene para homenagear o símbolo máximo da nossa amada Pátria” destacou.

Para o vice-presidente da comissão, Farney Douglas Ferraz, é de grande satisfação participar da solenidade para homenagear o maior símbolo da República Federativa do Brasil. Ademais, Farney ressalta a relevância da presença da Seccional Maranhense na comemoração. “É de suma importância a nossa comissão prestigiar esta homenagem ao Dia da Bandeira, tendo em vista o estreitamento de laços e, assim, possamos reafirmar nosso compromisso com as Forças Armadas e militares do nosso país”, afirmou.

O Dia da Bandeira foi criado através do Decreto Lei nº 4, de 19 de novembro de 1889, em homenagem a esse símbolo máximo da Pátria. Como nossa Bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos, em 19 de novembro, o Dia da Bandeira. Cabe ressaltar que o referido decreto foi assinado às 12 horas, razão pela qual ela é hasteada ao meio dia nessa data.