18 Outubro - 2019

OAB MARANHÃO PARTICIPA DE AÇÃO SOCIAL PARA MULHERES NO HOSPITAL DO CÂNCER

A OAB Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, participou nesta quinta-feira (17) de uma ação social realizada junto às pacientes que estão em tratamento contra o câncer de útero, mama e ovário, no Hospital do Câncer Tarquínio Lopes Filho.

O objetivo da ação foi promover um momento de união, integração e motivação para as mulheres, que tiveram acesso a serviços de embelezamento, como penteados e maquiagem, além de uma sessão de fotos, registrada por meio de parceria com o grupo ‘Fotoclube Poesia do Olhar’, em que puderam fazer fotos em um mini cenário organizado pelo Hospital com elementos que remetem à Campanha Outubro Rosa.

As participantes puderam, ainda, compartilhar suas experiências de vida após adquirir a doença, relatar como foram as etapas de tratamento e, em alguns casos, contar como se deu o seu processo de cura.

A Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Maranhão iniciou a parceria com o Hospital neste ano para participar de ações voltadas para o apoio, conscientização e empoderamento das mulheres em tratamento contra o câncer.

A membro da Comissão, Maria de Ribamar, destacou aos presentes a satisfação de fazer parte deste momento e participou desta ação com uma palestra de apoio às pacientes e a distribuição de brindes. “Estamos visitando vários hospitais para levar mensagens de apoio e empoderamento das mulheres nesse momento delicado de suas vidas, o tratamento do câncer. Esta é a primeira vez que fazemos esta parceria com o Hospital Geral e ficamos muito contentes em participar desta ação, que trouxe alegria e elevou a auto-estima das pacientes”, ressaltou.

A ação foi uma das atividades desenvolvidas pelo grupo ‘Mulheres Unidas pela Luta’, formado pelas pacientes em tratamento e por representantes dos setores de Assistência Social e Psicologia do Hospital, com o intuito de integrar e motivar as mulheres com a doença a trocar suas experiências de vida e se apoiar mutuamente a fim de evitar a depressão, doença que acaba acometendo muitas delas durante o processo de tratamento.

A assistente social do Hospital, Silana Silva, destacou que a ideia inicial do projeto partiu dos setores de Assistência Social e Psicologia para incluir as mulheres em um círculo de apoio. “Nosso objetivo é não deixar essas pacientes sozinhas, promovendo momentos de diálogo e troca de experiências para evitar uma depressão. Ações como essas são importantes para fortalecer o grupo e ampliar a autoestima delas”, afirmou Silana.

Participaram da ação as membros da Comissão da Mulher e da Advogada: Maria de Ribamar, Alice Fonseca, Sandra Dourado, Joertha Sanzia, Raíssa Aires, Lúcia Soares, Thainá Garredo.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.