04 Setembro - 2018

OAB MARANHÃO LEVA CONHECIMENTO JURÍDICO A ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão de Defesa da Educação, está participando do “Projeto Educando na Cidadania”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Superintendência de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Saeja).

O projeto visa possibilitar a formação de cidadãos conscientes, por meio de informação e orientação jurídica para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e atende cerca de 850 estudantes da modalidade EJA de 13 escolas da rede pública municipal, do Núcleo Cidade Operária.

“Foi uma ação da Comissão de Defesa da Educação em parceria com a SAEJA visando a sensibilização dos alunos quanto ao enfrentamento do problema da violência doméstica. Dentro dessa perspectiva, buscamos mostrar a esse aluno os seus direitos e onde eles podem reivindicá-los”, observou o presidente da Comissão de Defesa da Educação da OAB Maranhão, Gustavo Mamede.

Nessa primeira semana de desenvolvimento do Projeto Educando na Cidadania, as advogadas Ioneide Ferreira da Silva, Vivian Bauer e Imaira Pinheiro de Almeida da Silva estiveram nas Unidades de Ensino da Cidade Olímpica, Tancredo Neves e no Polo Tancredo Neves levando conhecimento jurídico sobre feminicídio e Lei Maria da Penha para os alunos da rede municipal de ensino.

“Esse projeto é fruto da parceria entre a SEMED e a OAB, que tem sido de fundamental importância nesse processo de disseminar conhecimento jurídico junto aos alunos. A Ordem tem sido uma parceira fundamental para a SEMED oferecer a seu aluno um trabalho realmente engajado, buscando a dignidade da pessoa humana, que é o objetivo principal de toda essa ação”, apontou Mayronilde Gonçalves Medeiros Pereira, coordenadora de projetos da SAEJA e assessora jurídica da SEDUC.

“Parabéns a toda a Comissão de Defesa da Educação, em especial a Dra. Mayronilde, como também um agradecimento especial às colegas advogadas que se disponibilizaram a levar saber aos estudantes do EJA. Vamos juntos, levando a OAB/MA a cada dia mais próxima da sociedade civil Maranhense”, finalizou Gustavo Mamede.

O Projeto Educando na Cidadania seguirá por todo o mês de setembro, visitando as 13 escolas da rede pública municipal do Núcleo Cidade Operária, levando conhecimento em outras áreas do direito como Direito do Trabalho, Direito de Família e Direito da Mulher.