20 Março - 2018

OAB MARANHÃO LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO ASSÉDIO NESTA QUARTA-FEIRA

Coibir os casos de assédio moral ou sexual envolvendo advogadas é o principal objetivo da campanha que será lançada pela OAB Maranhão, nesta quarta-feira (21/03), às 9h, na sede da Ordem, encerrando as comemorações do Mês da Mulher. Na ocasião, será lançado também um Disque-Assédio, número por meio do qual as advogadas poderão fazer denúncias, que serão investigadas e acompanhadas pela OAB/MA.

O anúncio da campanha foi feito pelo presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, durante a realização do I Encontro das Advogadas do Maranhão, realizado na última quinta-feira (15), no Hotel Pestana. “A caminhada é longa, mas temos que dar os passos necessários na busca pela igualdade de gênero, pelo respeito à mulher. Nesse caminho, teremos o lançamento, no próximo dia 21 de março, de uma campanha de combate ao assédio e o lançamento do Disque-Assédio da Ordem dos Advogados do Brasil. É o momento de colocarmos na mesa os assuntos importantes e combatermos essa grande mazela e essa vergonha para todo e qualquer operador do Direito”, destacou Thiago Diaz, na ocasião.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Ananda Farias, o assédio moral e sexual ainda é uma realidade no dia a dia das operadoras do Direito. Ela enfatiza que o Disque- Assédio não eliminará o problema, mas terá uma função de amedrontar os profissionais que adotam esse tipo de postura. “Por meio do Disque-Assédio, as advogadas poderão denunciar casos de assédio, que, infelizmente, acontecem principalmente com quem está começando na profissão. A Comissão da Mulher e da Advogada vai apurar as denúncias e, de acordo com o parecer da Comissão, o caso vai ser encaminhado para a Comissão de Defesa de Prerrogativas que vai fazer o acompanhamento”, explicou.